Alex Ferraz

Vendas do mercado imobiliário crescem quase 20% em 2024

Dados são da CBIC. Na esteira deste crescimento, players imobiliários investem na expansão nacional. My Broker chegou a 66 lojas em 11 estados brasileiros mais o DF

Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostram que a curva de vendas de imóveis no País foi ascendente nos últimos dois anos. O crescimento foi 19,7% maior nos três trimestres de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023 [veja gráfico abaixo], o que estimulou não apenas o volume de lançamentos de empreendimentos como o  crescimento das empresas do setor. Um exemplo é a My Broker Imobiliária, que aumentou em 50% o número de lojas abertas no Brasil em 2024. Com 44 lojas no início do ano, a imobiliária chegou a dezembro com 66, e tem a ambição de chegar a 150 lojas até o fim do ano.

Para o CEO da My Broker Imóveis, Ronaldo Dantas, após a pandemia, a casa própria voltou a ser uma prioridade como conquista pessoal e familiar, o que, segundo ele, faz com que a demanda do mercado imobiliário continuasse elevada e, mesmo com a perspectiva de elevação de juros, este cenário não deve ser alterado.

Ronaldo Dantas, CEO da My Broker Imobiliária, comenta panorama geral do mercado imobiliário Divulgação

“Há uma percepção  entre os consumidores, e que é real, de que os preços dos imóveis dificilmente caem, por isso elas estão dispostas a adquirir empréstimos mesmo com taxas de juros momentaneamente mais altas. Ao garantir o preço atual, esse comprador pode, futuramente, aproveitar a queda dos juros fazendo a portabilidade do financiamento, já que historicamente, as taxas de juros são cíclicas, têm altas para conter a inflação,  mas momentos de baixa para estimular a economia”, explica o CEO.

Outro dado que corrobora com a movimentação do setor é o censo publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2022, o órgão registrou um aumento de 40% no número de imóveis em construção ou em reforma se comparado ao relatório anterior, de 2010.  

Com a expansão de 2024, a My Broker chegou a 11 estados brasileiros mais o Distrito Federal – e também nos Estados Unidos e Portugal. Goiás, berço da empresa, ainda é o que mais tem lojas (24), e São Paulo vem em segundo lugar (11), seguido por Minas Gerais (7) e Santa Catarina (6). 

“Atualmente, nossa ambição é aumentar a força de vendas em São Paulo, porque é um estado com grande previsão de lançamentos imobiliários e potencial de investimento”, diz o diretor de expansão da My Broker, Raphael Rios. Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Paraíba, Bahia e Rio de Janeiro são os outros estados onde a My Broker possui presença. 

Dantas explica que o fato de Goiânia ser um mercado avançado em estratégia de vendas e marketing imobiliário credenciou a empresa a levar  sua expertise para outros estados.  “O mercado de Goiânia é um dos mais competitivos em relação à players imobiliários. Nos destacamos aqui na capital, e isso nos traz a expertise para explorar novos mercados em outras regiões do Brasil”, considerou

Sair da versão mobile