Com o mês repleto de encontros e confraternizações, que tal unir duas paixões nacionais: um bom cafezinho e um delicioso panetone para celebrar com amigos e família? A combinação desses dois clássicos é uma verdadeira experiência sensorial, na qual o segredo está em equilibrar a doçura, aromas e as texturas de ambos, criando uma harmonia deliciosa.
De acordo com Mattheus Narcizo, Mestre de Torra da Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado) e campeão brasileiro de torra 2023, a escolha do café ideal para acompanhar o panetone tradicional deve focar em cafés com notas frutadas e alcoólicas.
“Ao harmonizar com produtos mais doces, o ideal é utilizar cafés frutados ou alcóolicos, de preferência que tenham passado por um processo de fermentação. Dessa forma, o café com essas notas corta a doçura do panetone e complementa os sabores das frutas cristalizadas, criando uma combinação perfeita, mantendo a experiência equilibrada, sem sobrecarregar os sentidos”, diz Mattheus Narcizo.
Estes tipos de café também combinam muito bem com panetones recheados com chocolate ou nozes, trazendo frescor e equilíbrio.
“Os cafés que passam por processo de fermentação, geram bebidas normalmente mais florais, que harmonizam muito bem com panetones de frutas secas”, afirma Narcizo.
Outras harmonizações natalinas
- Rabanada – A crocância e a calda doce harmonizam com cafés mais fortes, como o expresso e doppio.
- Biscoitos de gengibre – O sabor picante e adocicado dos biscoitos complementa o café, especialmente os mais aromáticos, como os cafés filtrados com bebidas achocolatadas ou florais.
- Torta de nozes ou frutas secas – A textura das nozes e o sabor intenso das frutas secas ficam perfeitos com cafés suaves ou com notas de chocolate, como o capuccino.
- Rosca natalina e Pavê de chocolate – A cremosidade do pavê é um ótimo contraste para cafés mais robustos, como o expresso, doppio ou cafeteira italiana
Encontre no portal Dulcerrado algumas opções de café para fazer a harmonização perfeita!