Nesta terça-feira (17), L’Oréal Produtos Profissionais e o Senac-DF se reuniram no Jardim Urbano do Shopping Conjunto Nacional, em Brasília, para a formatura da primeira turma do programa Geração PRO, um projeto inovador de capacitação na área da beleza profissional para juventudes.
O evento marcou o encerramento do ciclo de formação de 21 novos profissionais, que puderam demonstrar suas habilidades recém adquiridas em um desfile especial, repleto de criatividade, técnica e estilo, realizado em parceria com alunos dos cursos de maquiagem e moda. O estilista Salomão Ferreti, referência no mercado da moda brasiliense, trouxe sua marca Ferretti Wear para vestir os modelos, promovendo uma integração entre diferentes disciplinas.
Anunciado em outubro deste ano, o programa Geração PRO oferece formação gratuita na área da beleza profissional para jovens entre 16 e 35 anos. São, ao todo, seis turmas, distribuídas entre turnos da manhã, tarde e noite, com foco na inclusão social. Metade das vagas são destinadas a grupos prioritários, incluindo pessoas de famílias em situação de pobreza, mulheres vítimas de violência doméstica, mulheres chefes de família, pretos, pardos e indígenas, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIAP+.
Para Joana Fleury, diretora geral de L’Oréal Produtos Profissionais, o programa Geração PRO é uma ferramenta potencial de inclusão produtiva e um portal para o futuro das juventudes. “Esse projeto é a materialização de um sonho, unindo esforços para elevar a profissão de cabeleireiro a um ofício transformador e desejado. É emocionante ver que, ao lado do Senac DF, conseguimos transformar sonhos em realidade e impactar vidas de forma tão significativa”.
Vitor Corrêa, diretor regional do Senac-DF, acredita que o momento simboliza o impacto transformador que a educação profissional tem na vida dos participantes. “O programa Geração Pro não apenas forma profissionais capacitados, mas também gera oportunidades. Hoje, vemos aqui talentos que estão prontos para brilhar no mercado de trabalho e elevar os padrões da área da beleza e moda,” declarou.
O presidente do Simbeleza-DF, Célio Paiva, que representou o presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido Freire, destacou o compromisso com iniciativas de impacto social. “Esta formatura representa muito mais que uma celebração. É a materialização do nosso compromisso em apoiar projetos que conectem educação e empregabilidade”, afirmou.
A apresentação contou com a participação da superintendente do Shopping Conjunto Nacional, Renata Alarcão, do estilista Salomão Ferretti, da Diretora de Educação Profissional e Tecnológica Cintia Gontijo, além da equipe técnica do Senac-DF, dos familiares dos alunos, professores e parceiros do programa.