Alex Ferraz

Edifício comercial de Porto Alegre é revitalizado com o uso do sistema construtivo em aço

A estrutura metálica foi a escolhida por propiciar uma arquitetura moderna e inovadora, além de ser sustentável e oferecer vantagens significativas em termos de rapidez e eficiência na execução.

Volume de aço empregado foi de oito toneladas.

A Avenida Nova York, em Porto Alegre, ganhou um novo olhar com a revitalização do Edifício Comercial New York 364, projeto com soluções contemporâneas do escritório Corteo Arquitetos. Respeitando o passado e atendendo ao presente, o empreendimento exemplifica a perfeita integração entre tradição e inovação. De acordo com Dariana Tessari, do Corteo Arquitetos, escritório responsável pelo projeto, preservar a essência do conjunto arquitetônico foi o maior desafio. “Era crucial manter a história da edificação, respeitando a altura e o desenho das antigas aberturas. Além disso, tivemos que integrar novos materiais, uma exigência do cliente preocupado em ampliar as possibilidades de locação de um imóvel que estava desocupado há anos”.

Uma das características mais marcantes do projeto foi a utilização do sistema construtivo em aço na renovação do edifício. “Optamos por estruturas metálicas e vidro, pois são materiais alinhados a uma arquitetura moderna e inovadora, além de serem sustentáveis e oferecerem vantagens significativas em termos de rapidez e eficiência na execução”, destaca Dariana.

Outro ponto importante do projeto foi a criação de uma “caixa de luz” com o uso do aço e do vidro, proporcionando estética sofisticada e vantagens funcionais. “A entrada abundante de luz natural realçou a sensação de amplitude e modernidade, estabelecendo uma conexão visual entre os espaços interno e externo, tornando o edifício mais acolhedor e contribuindo para uma maior eficiência energética”, pontua a arquiteta.

Por se tratar de um bairro patrimonial de Porto Alegre, a integração do novo design com o contexto arquitetônico foi fundamental. “O aço, com sua versatilidade e aparência neutra, facilitou a harmonização com elementos históricos”, explica Dariana, acrescentando que a sua utilização permitiu que o desenho se destacasse de maneira sutil, sem competir com o entorno, criando um diálogo enriquecedor entre passado e presente.

“O sistema construtivo em aço também colaborou significativamente ao proporcionar grande flexibilidade no layout interno do espaço comercial. Essa característica permitiu adaptações rápidas para diversas necessidades de locação, como lojas, escritórios e espaços multifuncionais”, acrescenta a arquiteta, informando ainda que a estrutura metálica oferece a possibilidade de modificações futuras sem grandes intervenções, facilitando a transformação do espaço de acordo com as demandas do mercado.

O compromisso com a sustentabilidade também foi prioridade no projeto desenvolvido pelo escritório Corteo. “O que mais nos motiva ao utilizar o sistema construtivo em aço é o fato de ser 100% reciclável e reutilizável inúmeras vezes”, finaliza a arquiteta, acrescentando que acredita que a abordagem apresentada por esse projeto é o futuro da construção civil, por conta principalmente da redução significativa dos impactos ambientais.

Ficha Técnica

– Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: Corteo Arquitetos / Dariana Tessari e Cláudio Righi.
– Fabricante da Estrutura em Aço: Perfyaço.
– Execução da Obra: Revitare Engenharia.
– Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: Baires Estruturas Metálicas.
– Área Construída: 210 m².
– Volume de Aço Empregado: 8 toneladas.

Sobre o CBCA

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.

O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse https://www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.

Sair da versão mobile