Valor doado é fruto de leilões sociais realizados na plataforma com parceiros de esportes e do entretenimento
A Play For a Cause, empresa carioca que utiliza esporte e entretenimento como ferramentas de transformação social, arrecadou mais de R$ 500 mil em outubro para beneficiar sete ONGs brasileiras. Esse recorde mensal foi alcançado através de leilões beneficentes realizados em parceria com clubes de futebol, atletas, marcas e eventos. Um dos destaques foi o leilão do Rock in Rio, que incluiu 47 itens exclusivos de artistas participantes da edição comemorativa dos 40 anos do festival. Esse leilão destinou R$ 335 mil, distribuídos para as ONGs Ação da Cidadania e Gerando Falcões.
Nesta segunda-feira (11/11), representantes da Play For a Cause estiveram na sede da Ação da Cidadania, na Gamboa, no Rio de Janeiro, para a entrega do cheque de R$167,5 mil. O valor será aplicado nas campanhas de combate à fome da instituição, representando quase 28 toneladas de alimentos ou mais de 2.700 cestas básicas. A meta da instituição é distribuir duas mil toneladas de alimentos neste ano.
“A relação da Ação da Cidadania com a cultura vem desde a criação da entidade, em 1993. Os artistas sempre nos apoiaram nas campanhas e projetos sociais, sendo que o Rock In Rio é um dos mais antigos. Poder contar com a parceria da Play For a Cause é fundamental, não apenas para as famílias que vão receber os alimentos, mas também para inspirar outras ações iguais a esta, pois quem tem fome tem pressa”, diz Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania.
Outro projeto de impacto beneficiado pela Play For a Cause foi o “Crie o Impossível”, iniciativa da ONG Embaixadores da Educação voltada à reconstrução de escolas no Rio Grande do Sul. Para essa causa, a Play For a Cause direcionou mais de R$ 87 mil, arrecadados em parceria com o GP de São Paulo — que ofereceu experiências exclusivas para fãs de automobilismo —, Grêmio e Internacional, que doaram camisas usadas na 30ª rodada do Brasileirão, e da CBF, que cedeu o casaco usado pelo técnico Dorival Júnior na partida entre Brasil e Peru, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Ações promovidas com o Vasco e Atlético Mineiro também contribuíram para a arrecadação. No caso do clube carioca, a Play For a Cause destinou recursos para a Associação de Assistência às Causas Sociais (AACS), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o projeto Marque Esse Gol. Já com o Galo, a empresa realizou duas ações, com o objetivo de levantar recursos para o “Crie o Impossível” e o Instituto Galo, braço social do clube que apoia projetos em Belo Horizonte.
“Atingimos uma marca histórica de investimento em projetos sociais e educacionais no mês de outubro, o que é muito significativo para o nosso trabalho e história. Esse feito traduz bem o que a gente sempre quis com a Play For a Cause. Ter grandes parceiros de diferentes segmentos do esporte e do entretenimento mostra que estamos no caminho certo”, comenta André Georges, fundador e CEO da Play For a Cause, que decidiu investir em impacto social após assistir a uma partida de futebol na Espanha, em 2016. Ao presenciar os torcedores do Barcelona oferecerem entre 50€ a 100€ por garrafas vazias de água utilizadas pelos jogadores, André percebeu que poderia unir negócio com impacto social.
“Naquele momento, eu percebi que poderia unir a paixão dos fãs a impacto social e transformar a realidade de milhares de pessoas no Brasil. Somos conhecidos pelo futebol e, também, pela desigualdade social. Naquele momento, me questionei: por que não utilizar o esporte para ajudar a virar esse jogo? E assim tem sido feito. De lá para cá, trabalhamos muito e mostramos aos nossos parceiros que eles podem gerar impacto social com itens que até então não tinham um destino certo. Gerar impacto social custa menos do que a gente imagina e a Play For a Cause está aqui para provar isso. Estamos muito felizes com os resultados”, comemora.
Desde 2020, a empresa tem atuado junto com seus parceiros para transformar a realidade de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Mais de 50 mil pessoas já foram beneficiadas com as ações da Play For a Cause, em 18 estados.