A banda de rock, jazz e blues Brigitte Merlot fará um show especial para comemorar o seu novo e primeiro álbum, “Homoerético”, no dia 14 de novembro, às 19h, pelo projeto Quintas no BNDES. Com integrantes vindos da Baixada Fluminense e do subúrbio carioca, o grupo é conhecido pelas apresentações performáticas em festivais da cidade, onde apresentam versões de clássicos e canções autorais que exaltam a diversidade e falam de relacionamentos, românticos ou não, sem se firmar em definições de gênero.
O EP terá um total de seis faixas e vem sendo lançado em partes ao longo do ano. A última delas, intitulada “Poeira”, entra nas plataformas no dia 13 de dezembro, mas o público que estiver neste show poderá escutá-la em primeira mão.
— O slogan era homo, herético e erótico. Mas queria que fosse mais herege do que erótico. Não no sentido de ir contra as religiões, mas contra princípios e padrões. A maioria das letras são minhas, então é a visão de um homem gay das coisas que falamos: desejo, sexo, política, relacionamentos e pós-modernidade. Cantamos sobre desejos não nobres também, como na música “Cantiga de escárnio” — explica Marcos Rosa, vocalista e crooner da banda, que também atua em outros projetos, como o novo Roxy Dinner Show, além de integrar a banda da cantora IZA.
O cantor foi convidado para a Brigitte pelo guitarrista Hideo Takimoto e pelo baixista Ramon Barbosa, que fazem parte também da banda Netos de Dona Neves, conhecida por tocar em festivais e até na TV com fantasias dos personagens do seriado “Chaves”. Já com este quarteto, a performance contagiante de palco foi para outro lado, trazendo sensualidade e quebra de padrões de gênero.
— Sinto que o nome Brigitte é parecido com Queen, quando você bate o olho no Freddie Mercury ou no Brian May, figuras que não são masculinizadas, então entende o sentido. Já é um nome feminino, aí você vê o Marcos e depois a gente. O figurino e todas as performances têm a ver com o show, a expressão corporal está junto. Em contrapartida, na outra ponta tem o Ramon, que traz a classe de jazz e blues — explica Hideo sobre a escalação do grupo, que se completa ainda com o baterista Yves Brandão.
Ouça aqui a primeira parte de “Homoerético”
Serviço Show de Lançamento “Homoerético”
Data: 14/11 (quinta-feira)
Início do show: 19h
Espaço Cultural BNDES: Av. República do Chile 100, Centro, Rio de Janeiro (Próximo ao metrô Carioca, acesso B)
Gratuito: Reserva de ingressos pelo link a partir do meio-dia de 8/11 ou retirada no local uma hora antes do início do evento.
Produção: Attos Sacramento