Ícone do site Alex Ferraz

“Cada Lugar”: Fabio Luma lança canção autobiográfica sobre partidas e recomeços

(Crédito foto: Fabiano Guma)

Ouça agora o single

São Paulo, 18 de outubro de 2024 – A Marã Música lança nesta sexta-feira (18) “Cada Lugar”, o novo single do cantor e compositor Fabio Luma. A faixa, profundamente autobiográfica, reflete as experiências vividas por Fabio ao longo de uma década marcada por mudanças geográficas e emocionais. Com uma sonoridade que remete ao Rhythm and Blues clássico da década de 1960, a canção foi produzida por Gustavo Arthury, cuja contribuição incluiu um solo de guitarra que, segundo o próprio Fabio, “expressou perfeitamente os sentimentos da canção”.

“Cada Lugar” aborda o impacto das cidades e das conexões humanas nas transformações pessoais de Fabio. “Há dez anos, parti de minha terra natal, Curitiba, e, desde então, vivi em uma dezena de cidades, no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Cada um desses lugares me transformou em alguma escala, através das amizades que fiz, e dos espaços que me nutriram afetivamente. Sempre os carregarei no coração: ‘fragmentos de cada lugar/ são o cimento do meu lar’“, revela Fabio sobre as inspirações para a letra.

A canção captura o contraste entre o antigo e o novo, entre o que permanece e o que muda, tanto no ambiente quanto no próprio indivíduo. “A música fala sobre como me sinto ao regressar a um lugar que já foi meu lar, e o encontro mudado, com farmácias em todas as esquinas. Porém, olhando o celular que substituiu o livro em minhas mãos, percebo que eu também me transformei desde então”, comenta Fabio.

Apesar dessas mudanças, memórias marcantes persistem: “bares de calçada que remetem a longas conversas madrugueiras, reencontros com velhos amigos que afloram saudades de tempos em que a vida parecia mais gentil”. A faixa também exprime a angústia das partidas e recomeços, quando se despedem os vínculos construídos e se abraçam as incertezas do futuro. O refrão expressa bem esse sentimento: “quase dia, amor/ é hora de ir/ a estrada aponta/ outro recomeço/ Destilar novas solidões/ na semente do pertencimento“.

Para Fabio, “Cada Lugar” carrega um forte significado emocional. “É mais uma música autobiográfica, que me emociona muito”, explica o artista. “O solo de guitarra do Gustavo expressou tão perfeitamente os sentimentos da canção que, na gravação, no instante que precede as primeiras notas, improvisei dizendo ‘me sinto meio…’ de forma reticente, permitindo que a melodia traduzisse aquelas emoções melhor que quaisquer palavras que eu poderia conhecer.”

Este será o 12º single lançado por Fabio Luma e o último antes do aguardado álbum “Lapso Lúcido”, previsto para o final do ano. O disco contará com a inédita faixa-título, dando continuidade a uma trajetória musical que tem raízes profundas em sua infância em Curitiba, quando o violão Gianinni de sua mãe o encantou e o conduziu ao mundo da música.

Após uma juventude dedicada ao rock e blues, e anos de reflexões durante suas mudanças e a pandemia, Fabio resgatou composições que refletem sua busca por conexão através da arte. “Cada Lugar” é mais uma peça desse projeto de autoconhecimento e de compartilhar emoções com o público.

CONFIRA A LETRA DE “CADA LUGAR”

Escrita por Fabio Luma

 

Já tem um tempo que parti de lá

Mas me despeço sem deixar pra trás

Fragmentos de cada lugar

São o cimento do meu lar

 

Volto àquela rua onde já vivi

Todas as esquinas são farmácias

Distraio do livro, busco o celular

Troco pensamentos por falácias

 

Banca, padaria, velho botequim

Mesas amarelas na calçada

Encontro amigos que nunca mais vi

Revivo defesas desarmadas

 

Quase dia, amor

É hora de ir

A estrada aponta

Outro recomeço

 

Destilar 

Novas solidões

Na semente

Do pertencimento

 

Quase dia, amor

É hora de ir

A estrada aponta

Outro recomeço

 

Destilar 

Novas solidões

Na semente

Do pertencimento

 

Quase dia, amor

É hora de ir

A estrada aponta

Outro recomeço

 

Destilar 

Novas solidões

Na semente

Do pertencimento

 

Quase dia, amor

É hora de ir

A estrada aponta

Outro recomeço

 

Destilar 

Novas solidões

Na semente

Do pertencimento

Sobre Fabio Luma:

Fabio nasceu em Curitiba, em 1988. O violão Gianinni de sua mãe o encantava desde pequeno, mas só aos 14 anos que começou a estudar o instrumento. A timidez para cantar foi lentamente contornada na adolescência. Nessa época, apaixonou-se definitivamente pelo rock e o blues, e passou a buscar reproduzir as sonoridades icônicas que ouvia nos álbuns dos ídolos.

A primeira banda se formou com amigos de infância. Tocavam episodicamente em eventos do colégio e encontros de amigos, sem nunca terem decidido um nome para o conjunto, que se dispersou durante a vida universitária. Anos depois, juntou-se à Indigo Blues, mas quando estavam prestes a se apresentar com frequência, Fabio precisou sair de Curitiba, e, na última década, viveu em várias cidades, nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. As mudanças frequentes dificultaram a formação de uma nova banda. A relação com a música tornou-se introspectiva, dividida principalmente com a família e amigos próximos. Na pandemia, o confinamento intensificou diversas reflexões emocionais e afetivas, que o conduziram a resgatar poemas e composições musicais que vinha esboçando em diferentes momentos da vida.

Entregue ao processo criativo, inspirado por influências musicais e literárias, Fabio compôs as canções que fizeram nascer o projeto “Lapso lúcido”. O nome do projeto é, em si, ambíguo: vivemos em lucidez, e ela nos abandona às vezes? Ou os momentos lúcidos que são raros, numa vida de ansiedade? Em 2023, em parceria com o produtor musical Gustavo Arthury, passou a publicar algumas dessas músicas.

O objetivo de tudo é a conexão através da arte. Dar forma musical às emoções é uma busca por melhor compreender a si mesmo. Fabio sente grande realização ao ver outras pessoas atribuírem seus próprios sentidos a algo que nasceu tão intimamente.

Sobre Marã Música:

Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.

Links Fabio Luma:

Instagram 

Facebook

Spotify

YouTube

Links Marã Música:

Site oficial

Facebook

Instagram 

YouTube

Sair da versão mobile