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    Home»Moda»Nostalgia, minimalismo e tecnologia nas passarelas de Paris e Milão

    Nostalgia, minimalismo e tecnologia nas passarelas de Paris e Milão

    30/09/2024Nenhum comentário Moda
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    A modelo e influencer Catarina Sants fala das tendências das recentes semanas de moda na Europa

    “A moda está caminhando para uma mescla equilibrada, entre nostalgia e inovação, com ênfase crescente na sustentabilidade e inclusão”, é assim que a modelo e influencer Catarina Sants analisa o que foi mostrado nas recentes semanas de Moda de Paris e Milão. Ela acrescenta que há um forte diálogo entre o passado e o futuro, refletido tanto nas paletas de cores quanto nas silhuetas e na escolha de materiais.

    “Essas tendências prometem dominar a moda no próximo ano, com foco em atender a diversidade dos desejos dos consumidores e suas necessidades em um mundo em transformação”, diz a influencer de Moda, sempre antenada nos conceitos revelados nas principais passarelas do mundo.

    Catarina Sants enumera algumas constatações dos eventos em Paris e Milão para a coleção Primavera/Verão 2025 – “que trouxe uma mistura de nostalgia, sustentabilidade e inovações técnicas”. A influencer faz um resumo das principais tendências e temas que dominaram as passarelas:

    Nostalgia e releituras modernas – Y2K continua em alta, com muitas marcas ainda explorando o estilo dos anos 2000, mas agora com toques mais refinados e luxuosos. “Referências dos anos 1970 e 80 apareceram em peças como blazers oversized, cortes retos e uso de materiais metálicos; o uso de couro colorido e camurça também fez parte dessa tendência, trazendo uma sensação de revival”, diz.

    Minimalismo vs. Maximalismo – “O contraste entre o discreto e o exagerado foi evidente. Algumas marcas focam em cortes limpos e neutros (como a Prada), enquanto outras apostam em peças statement com cores vibrantes e silhuetas volumosas (como Valentino e Loewe)”. O contraste reflete a diversidade de desejos do público moderno, que busca tanto funcionalidade quanto peças impactantes para ocasiões especiais.

    Alfaiataria moderna – Blazers desconstruídos, tecidos leves e caimentos fluidos, dão uma nova abordagem à alfaiataria. “Marcas como Fendi e Dior apresentaram uma versão mais relaxada, voltada para o dia a dia, mas sem perder a elegância”, descreve Catarina.

    Futurismo e tecnologia – Vários designers estão explorando o uso de materiais tecnológicos e inovações em tecidos sustentáveis, produzidos a partir de materiais reciclados, técnicas de impressão 3D, além de bordados em alta tecnologia foram destaque, sinalizando um futuro onde o luxo se mistura com a responsabilidade ambiental. “O futurismo também apareceu em silhuetas mais estruturadas, looks metálicos e acessórios tecnológicos”.

    Cores e estampas – Segundo as observações da influencer, as cores dominantes foram tons pastel, especialmente azul-claro, verde-menta, e rosa bebê. “Trazem suavidade para a estação. No entanto, cores vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, também apareceram com destaque em várias coleções. Estampas florais e abstratas tiveram grande destaque, trazendo energia lúdica e artística para muitas coleções”.

    Acessórios esculturais e bold – Os acessórios ganharam atenção com óculos de sol geométricos, bolsas em formas esculturais e sapatos com solados exagerados. Joias grandes e chamativas também foram outro ponto forte.

    Moda genderless e inclusiva – A fluidez de gênero continuou a ser explorada, com looks sem distinção de gênero em várias coleções, além de uma presença crescente de modelos de diferentes idades, corpos e etnias. “Marcas como JW Anderson e Balmain demonstraram essa inclusão com autenticidade”, avalia.

    Transparência e leveza – “Peças em tecidos transparentes, como tule, organza e renda leve, dominaram as passarelas, adicionando uma sensação etérea e sensualidade sem esforço. Camadas sobrepostas de tecidos translúcidos foram vistas em looks tanto casuais quanto de festa”.

    Sustentabilidade e consciência social – Catarina confirma que a sustentabilidade continua a ser um tema central. “Marcas como Stella McCartney e Gabriela Hearst destacaram o uso de materiais eco-friendly e processos de produção éticos. Além disso, houve um esforço crescente em promover o consumo consciente, com ênfase em peças atemporais”.

    Revival do jeans – “O denim voltou com força, mas em formatos repaginados. Lavagens vintage, jeans oversized e peças estruturadas trouxeram nova roupagem para o material, mostrando que ele continua a ser um pilar importante da moda casual, agora com mais personalidade e sofisticação”, finaliza Catarina Sants.

    Fonte: Thamiris Vieira

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