Se apresentou nesse último sábado, feriado de 7 de Setembro, no “1º Festival Quabales da Primavera”, na capital baiana, o cantor Danilo Oliveira. Danilo, que também é músico, cantou a música “Ilusão”, levando o público a dançar sem parar com seu trabalho autoral.

Dentre outras atrações do cenário musical baiano estava também a cantora Alyssa Anjos que apresentou seu hit autoral “Vontade de Você”, também fazendo o público dançar muito.

O 1º Festival Quabales da Primavera aconteceu na sede da Associação Quabales, no Nordeste de Amaralina, bairro localizado na parte sul da cidade de Salvador. Evento realizado por Marivaldo dos Santos, responsável da Associação e da banda Quabales, foi totalmente gratuito para a comunidade local e adjacências, que também contou com uma feira de artesanato e apresentações de vários grupos musicais da região.

Danilo Oliveira

Vida Artística

“Acredito que todo músico herda isso (a música) de família. Descobri, quando adulto, que meu pai tocava violão, meu tio também cantava e minha mãe também sempre gostou de música”, diz.

Danilo de Oliveira Bezerra dos Santos, 09 de Janeiro de 1993, nascido em Pojuca, na Bahia, a 67 km de Salvador, conhecido como Danilo Oliveira, é cantor e músico brasileiro. Tem um irmão por parte de mãe e duas irmãs por parte de pai. Todo o seu início musical deu-se em sua cidade natal.

Danilo começou a estudar música aos 13 anos de idade. Aprendeu primeiro a flauta e depois o violão. No ano seguinte, entrou no coral do Colégio Castelo Branco, onde fez aula de canto. Aos dezesseis, participou de um curso intermediário de música na Fundação José Carvalho, onde aprendeu a ler partitura e a tocar clarinete, flauta e fez tenor também.

Aos dezoito anos, Danylo montou sua primeira banda com os amigos. O nome da banda era “Arrasta Eu”. Banda de forró, onde o jovem tocava contrabaixo sem nunca ter estudado o instrumento antes. Infelizmente teve de deixar a banda para procurar emprego em Salvador, pois em sua cidade era complicado.

Ao voltar de Salvador para a cidade natal, começou a tocar profissionalmente em alguns grupos de arrocha (ritmo musical) pela noite. Foi, a partir desse instante, que começou a sobreviver exclusivamente da música, como guitarrista, instrumento que aprendeu a tocar sozinho.

A primeira vez que Danilo se apresentou em público com a banda gerou muita ansiedade, era muita gente. Como testemunha de Jeová, aprendeu a se comunicar e a conversar com as pessoas na escola da igreja. Este foi seu treino para lidar com o público, o que serviu para sua vida profissional. Depois do primeiro show, foi se acostumando. Fez shows no São João e em trios nos arrastões da sua cidade natal.

Com a banda, ele fez shows em várias cidades dentro do estado da Bahia, como: Pojuca, Catu, Salvador, Araçás, Camaçari, Dias D’ávila, Mata de São João, Santo Amaro, Castro Alves, Carinhanha, Alagoinhas, entre outras.

Super acostumado em tocar o arrocha, estilo que predomina na Bahia, Danilo também é muito eclético. Toca vários estilos musicais. Para cantar, prefere o pop rock, alguns clássicos da música brasileira e a banda Legião Urbana, cujo saudoso vocalista, Renato Russo, ele admira muito como cantor e compositor, o qual ele gostaria de ter visto um show, “Sempre gostei de música“, conta Danilo. “Ouvia vários clássicos pelo rádio. Sou fã de Renato Russo”. Danilo também se inspira em artistas não reconhecidos pela mídia. Sua amiga, a cantora Allyssa, é uma fonte de inspiração para ele, principalmente de superação.

Danilo fez aulas de música no CEC, um centro educacional público que existia em Pojuca. Fez curso de musicalização na Fundação José Carvalho e participou da Filarmônica São José.

Danilo não tem um local específico para tocar, mas luta para logo ter uma rotina de shows grandes o mês todo. Viver de música ao máximo, que é o que ama. O músico também tem composições, fez quando era mais novo e compartilhou os vídeos em suas redes sociais.

“A carreira de um cantor, de um artista, é muito complicada, porque ele precisa investir muito e a maioria não tem um empresário ou produtor e o empresário exige que este artista esteja em um patamar, tenha um público. Enfim, e para conseguir isso é complicado sozinho!”

Vida Pessoal e Cursos

O cantor tem vários cursos fora de sua área de atuação, dentre eles: de atendimento ao cliente, logística, auxiliar administrativo, de vigilante e até de pizzaiolo, com experiência em carteira. Também é padeiro, que vem de família, vindo do pai e do tio.

Passou no vestibular da UNEB – Universidade Estadual da Bahia – para a faculdade de matemática. Infelizmente teve que abandonar o curso pelo fato de ser em uma cidade longe e sem transporte. Todos os dias pagava e chegou um momento que não consegue mais arcar com a despesa.

Danilo foi campeão das Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas, em 2007, onde recebeu medalha de prata e dois certificados.

AMP – Associação de Músicos de Pojuca

Criada pelo cantor e músico Danilo Oliveira, em abril de 2023, visa ajudar os músicos da cidade de Pojuca, na Bahia. Danilo reuniu-se com os músicos da sua cidade onde todos concordaram em criar a associação que já tem 100 membros.

A luta da associação consiste em arrecadar fundos, aperfeiçoar a classe e a inclusão de músicos em eventos, capacitação musical e lutar pelos seus direitos.

“Temos aulas de violão, bateria e teclado”, conta o cantor. “Conseguimos uma parceria com o ‘Espaço WeE’ que nos concedeu lugar para fazermos nossas reuniões e eventos”.

Redes sociais do cantor

danilo.oliveira.79 – Facebook: https://www.facebook.com/danylo.oliveira.79
YouTube Oficial: https://m.youtube.com/channel/UCB40DT7sPol85ShkV6T7x0Q

https://www.instagram.com/danylo_oliveiraoficial