Alex Ferraz

Espetáculo aborda a vivência de um homem preto e gay em uma jornada de autorrealização no Brasil contemporâneo

No teatro brasileiro, histórias que refletem a realidade de pessoas pretas e LGBTQIA+ ainda são escassas, mas “CARAVANA!” chega para desafiar essa norma. Este monólogo musical de comédia, com dramaturgia e canções originais, coloca no palco a complexa e inspiradora trajetória de Jonas Alexandre, um homem preto e gay que, frustrado com os obstáculos da carreira de ator, reinventa-se como animador de caravanas nas estradas brasileiras.

Com 75 minutos de duração, o espetáculo é uma fusão única entre o stand-up contemporâneo, o teatro de revista e a tradição dos “cantastoria” – artistas populares que combinam música e narrativa visual. Jonas Alexandre, vivido pelo talentoso Renato Ribone, revela em cena a pressão de se definir pelo trabalho, enfrentando dilemas que ressoam com qualquer pessoa que já se perguntou: “Meu trabalho define quem eu sou?”. O espetáculo traz à tona questões interseccionais que raramente ocupam o centro das discussões no teatro musical, como a vivência de pessoas pretas e LGBTQIA+ no Brasil.

O musical conta com texto de Luiz Buarque e composições originais de Calebe Faria e Lucas Leal, que também assinam a direção ao lado de Buarque. Em uma experiência ao mesmo tempo cômica e reflexiva, “CARAVANA!” é uma celebração da resiliência, criatividade e diversidade da cultura brasileira.

FICHA TÉCNICA

Texto: Luiz Buarque
Composições: Calebe Faria e Lucas Leal
Direção: Lucas Leal e Luiz Buarque
Direção Musical e Pianista: Calebe Faria
Elenco: Renato Ribone
Produção: Encantarte

Serviço:

Evento: Caravana, o Musical
Datas: 31/08, 01/09, 07/09 e 08/09
Horário: 19h (sábados) e 17h (domingos)
Local: Teatro Firjan Sesi Jacarepaguá
Ingressos: Sympla
Duração: 75 minutos
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia)
Vendas: Sympla ou na bilheteria do teatro

Imprensa: Aline Peres

Foto: Divulgação

Sair da versão mobile