Alex Ferraz

L’Oréal Paris invade pontos estratégicos no RJ e em SP com totens sonoros em campanha #NãoDouPassagemProAssédio

Em agosto, mês de conscientização sobre o assédio nas ruas para L’Oréal Paris, a marca lança uma campanha poderosa em toda a América Latina, #NãoDouPassagemProAssédio, desenvolvida pela agência Lema+, abordando esse tema alarmante para a sociedade do Brasil e do mundo. Segundo uma pesquisa internacional conduzida pela marca em parceria com a Ipsos em 2023*, 85% das mulheres brasileiras já sofreram assédio nas ruas. E, embora o assédio sexual em espaços públicos seja um problema mundial e comum, ainda existem equívocos, especialmente entre pessoas com menos de 35 anos, o que evidencia a necessidade urgente de mais orientação e educação.
 

Para intensificar os esforços para combater o problema e impulsionar a adesão ao Stand Up, programa de treinamento desenvolvido por L’Oréal Paris em parceria com a ONG Right To Be para ajudar a prevenir o assédio nas ruas e construir espaços seguros e inclusivos para todos, a campanha tem como objetivo a educação do público, utilizando mensagens que convidam a perceber o assédio, tomar consciência do problema e intervir de maneira segura.
 

Com base em um mapeamento detalhado da cidade de São Paulo, identificando áreas com maior incidência de casos de assédio, notificações geolocalizadas serão enviadas aos dispositivos móveis das pessoas presentes nesses locais, convidando-as a ficarem atentas ao ambiente ao redor e a agirem de forma segura. Em seguida, os usuários receberão um segundo alerta, incentivando-os a participar do treinamento Stand Up para capacitar tanto vítimas quanto testemunhas a intervirem em situações de assédio. Na região metropolitana do Rio de Janeiro, a estratégia conectará os pontos onde acontecerão as ações de mídia Out Of Home (OOH) e a ação envolvendo as notificações.
 

Como parte do plano de mídia, totens digitais em abrigos de ônibus e displays em metrôs e trens de São Paulo e Rio de Janeiro reforçarão a mensagem da campanha em todos os vagões, enquanto totens especiais da NEOOH no Parque Villa Lobos, em São Paulo, emitirão sinais sonoros a cada 85 minutos, lembrando os dados apurados por L’Oréal Paris de que 85% das mulheres do país já sofreram assédio nas ruas. O plano de mídia contempla, ainda, parcerias pagas nos podcasts Bom Dia Obvious e Mamilos, em canais proprietários da Eletromidia como a TV Minuto, Uber, além de de investimentos nas plataformas TikTok e Meta, para potencializar e massificar a comunicação da campanha.
 

“Unindo ativos digitais, criatividade e tecnologia, estamos levando esse importante debate ao espaço público, impactando a maior quantidade possível de pessoas em um dos principais parques de São Paulo, gerando engajamento e interatividade. A experiência foi desenhada para, além do aviso sonoro, trazer em nossos totens digitais um QR Code que permite acesso a um treinamento online contra o assédio, indo além do impacto imediato e ampliando a conscientização”, afirma Juliana Marques, Head de Planejamento da NEOOH.
 

Hoje (22), às 19h, acontecerá uma live sobre a campanha no perfil da influenciadora Iara Sanny (@iarasanny) no Instagram, com a participação de Bia Diniz, CEO e co-fundadora do Cruzando Histórias e que irá ministrar ao vivo o treinamento do programa global de L´Oréal Paris de combate ao assédio contra mulheres.
 

A estratégia criativa da Lema+, premiada por seu trabalho com o “Stand Up Day” em 2023, agora é estendida para toda a América Latina, com a execução local coordenada pela agência WMcCann, garantindo uma abordagem unificada e eficaz na luta contra o assédio sexual nas ruas. A campanha não apenas interrompe a jornada das pessoas, mas também oferece um serviço social crucial, direcionando-as para o treinamento Stand Up, ampliando o impacto e o alcance da iniciativa.
 


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Sobre a L’Oréal Paris

A L’Oréal Paris é a marca de beleza número um no mundo, com produtos disponíveis em 150 países mundialmente. Por mais de meio século, através de seus produtos e serviços pioneiros, a L’Oréal Paris tem sido incansável em sua dedicação para derrubar barreiras que impedem as mulheres de afirmarem seu valor próprio. A L’Oréal Paris está comprometida em mudar a mentalidade de todos, defendendo um mundo inclusivo, justo e respeitoso. A L’Oréal Paris apoia as mulheres para que sigam seu destino, tendo a liberdade de serem tanto femininas quanto feministas.
 

Sobre o programa Stand UP de L’Oréal Paris

Em todo o mundo, 80% das mulheres já sofreram assédio nas ruas, e 85% das pessoas afirmam que há uma falta de treinamento sobre como intervir ao testemunhar esse tipo de situação. Como o assédio nas ruas vai contra tudo o que a L’Oréal Paris defende, a marca lançou seu programa Stand UP de combate ao assédio nas ruas em 2020, em parceria com a ONG internacional Right To Be, especialista na luta contra todos os tipos de assédio. O Stand UP foca na conscientização sobre esse problema global e no treinamento das pessoas com a metodologia 5D da Right To Be, para aprender a reagir de forma segura ao enfrentar ou testemunhar assédio nas ruas. Até hoje, mais de 3 milhões de pessoas foram treinadas com o Stand UP em 45 países.
 

Sobre a Right To Be

A Right To Be é uma líder global no movimento para acabar com o assédio. O que começou como um blog criado por jovens para compartilhar experiências pessoais de assédio rapidamente se transformou em uma iniciativa global. A Right To Be trabalha com comunidades para entender o problema, promover conversas públicas e desenvolver estratégias inovadoras que resultem em ambientes seguros e acolhedores para todos.
 

Sobre o Grupo L’Oréal no Brasil

O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 41.18 bilhões de euros em 2023 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
 

No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completa 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Mugler e Aesop.
 

Sobre a Lema+

Eleita agência boutique do ano pelo prêmio Jatobá em 2023, a Lema+ é dirigida pelos sócios Leandro Matulja, Letícia Zioni e Guilherme Maia, e conta com um time de profissionais diverso e multicultural, atuando na concepção, estratégia e execução de projetos de comunicação com foco em Earned Media e na geração de impacto junto a consumidores, influenciadores, criadores de conteúdo e imprensa. Entre os clientes fixos da Lema estão marcas como Azul Linhas Aéreas, Havaianas, Amstel, Converse, Eisenbahn, Heineken, Levi´s, Lacoste, Nomad, cerveja Sol, Strava, Spotify, além de projetos como a Casa de Criadores, a produtora O2 Filmes, o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, dentre outros.

Sobre a NEOOH

A NEOOH é líder em mídia out of home em aeroportos, parques e terminais rodoviários no Brasil, sendo também referência em digital signage para o varejo. Com mais de 30 mil telas digitais, a empresa integra tecnologia e dados para impactar consumidores de forma eficaz e diferenciada.

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