Alex Ferraz

Brasil ocupa 60° posição em ranking de proficiência em inglês, atrás da Argentina e do Chile

Em uma sociedade cada vez mais globalizada, o aprendizado de idiomas se mostra como um elemento fundamental para o sucesso profissional. No ranking de proficiência em inglês com 112 países, da EF Education First, o Brasil ocupa somente a 60° posição, atrás de vizinhos sulamericanos como Argentina (30°) e Chile (47°).

O mercado de trabalho é cada vez mais global. Nessa perspectiva, as empresas valorizam mais os candidatos com conhecimento de idiomas. A pesquisa “Learning English in Brazil, da Data Popular Institute para a British Council, traz que 91% dos executivos de empresas em 77 países acreditam que o inglês é a língua dominante nos negócios.

Para empresas como a Intermídias, que trabalha no modelo de gestão global, essa habilidade se torna indispensávelAssim, o conhecimento em idiomas é essencial para que a agência consiga atender as demandas de seus clientes, bem como realizar uma boa comunicação.

Cris Baldoino, Especialista em Marketing Digital, que lida principalmente com análise de dados, e certificada pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google Ads e Facebook Ads), explica a importância desse idioma para os profissionais. Muitos empregos, especialmente em áreas como tecnologia, exigem que a gente tenha um bom domínio do inglês. Para quem trabalha com internet e marketing, como nós, isso se torna ainda mais importante. Aqui na Intermídias, estamos sempre de olho nos lançamentos das principais plataformas de marketing e publicidade online, que geralmente são divulgados primeiro em inglês. Por isso, acompanhar relatórios e tendências internacionais é crucial para prestar o melhor serviço aos nossos clientes, e o conhecimento de outros idiomas é fundamental nesse processo de pesquisa e coleta de dados.”

Além de abrir portas no mercado de trabalho, aprender novos idiomas também está associado ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, como melhor capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico e flexibilidade mental. No entanto, segundo a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Cathoapenas 27,6% estão investindo em cursos de idiomas atualmente. Os dados demonstram uma falha ainda comum na formação profissional de brasileiros.

Essa negligência tende a ser muito danosa para uma carreira profissional. Ainda de acordo com a agência de recrutamento Catho, o estagiário ou o trainee com inglês fluente ganha mais que o dobro do que o colega de função com inglês básico. Profissionais com diploma de curso superior recebem 65% a mais. Em relação a diretoria, a diferença pode chegar até 90%.

Essa exigência por profissionais com conhecimento de idiomas tem sentido. Falar a língua de um cliente ou parceiro pode facilitar negociações e fortalecer relações comerciais. Demonstrar essa habilidade pode ser visto como um sinal de respeito e abrir portas para parcerias estratégicas. Assim, empresas multinacionais e organizações internacionais frequentemente utilizam o inglês como idioma principal, independentemente da localização geográfica.

Um bom exemplo dessa tendência se deu com a Rakuten, o maior mercado online do Japão. O CEO da empresa, Hiroshi Mikitani, determinou em 2010 que o inglês seria o idioma oficial de negócios da empresa.

Mas não só o inglês é importante no mundo dos negócios. A capacidade de se comunicar em vários idiomas se torna cada vez mais valiosa, permitindo aos profissionais navegar em ambientes multiculturais e colaborar com equipes internacionais. O conhecimento de outros idiomas, como espanhol, mandarim, francês, alemão e árabe, pode proporcionar uma vantagem competitiva, especialmente em mercados específicos onde essas línguas são predominantes.

“Além de ser uma vantagem profissional, aprender novas línguas não é apenas uma vantagem profissional, mas também um grande impulso para o desenvolvimento pessoal e a capacidade de atuar em um contexto globalizado. Dominar outro idioma também amplia o acesso a conhecimentos, pesquisas e materiais educativos que podem não estar disponíveis na língua nativa. Para quem deseja se destacar e progredir em suas carreiras, investir em novos idiomas é uma estratégia altamente recomendada”, completa a Analista de Inbound Marketing da Intermídias

A Intermídias é uma agência com metodologia própria de coleta, organização e análise inteligente de dados que visa potencializar o processo de geração de demanda, usando a internet. A organização atua com empresas de diferentes segmentos, no Brasil e nos Estados Unidos, construindo uma presença online capaz de captar tráfego qualificado, gerar leads, aumentar vendas e transformar o investimento em marketing digital em resultados reais para os negócios de seus clientes. Ela atua com equipes distribuídas em Salvador, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Indonésia. 

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