Entre os dias 15 e 19 de agosto, as ruas do bairro se transformarão em uma galeria a céu aberto
A partir da próxima quinta, Santa Teresa receberá a primeira edição do Festival de Arte Urbana(FAUST). Vários espaços de ruas do bairro histórico receberão artes em diversas técnicas, transformando Santa Teresa em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. Em sintonia com seu pilar artístico, o MGallery de Santa Teresa patrocina a primeira edição do evento.
Para celebrar as ruas da Montmartre carioca, artistas como Kajaman, Márcio SWK, Raphael Arruda e Ana Cris Souza vão colorir a região durante o FAUST. O público poderá assistir todo o processo criativo de construção da arte, que engloba, azulejaria, grafite, mosaico e colagens, e ainda interagir, trocar experiências e vivenciar o dia a dia do trabalho.
Um muro de 26 metros e quase 2 de altura será a tela da obra “Arte na Natureza” do artista Raphael Arruda, vulgo Busy. A técnica utilizada é uma mistura de spray e tinta acrílica, com verniz acrílico para finalizar. Grafiteiro desde 2007, o carioca busca dar visibilidade para animais ameaçados de extinção. Na obra será possível identificar algumas espécies que correm perigo como o Tamanduá bandeira, Calau-gigante, tucano de bico preto e o Lobo-guará.
Na rua Almirante Alexandrino, logo após a entrada do Hotel MGallery de Santa Teresa, será possível acompanhar a finalização do mural nos dias do festival. “Já fiz diversos grafites em Santa Teresa e, para mim, é o local perfeito para o casamento entre arte urbana e natureza. As pessoas amam e dão muito valor para a arte aqui no bairro, a vibe aqui é diferente de tudo que já vivi” dispara Busy.
Segundo a gerente geral do empreendimento hoteleiro Sophie Barbara, a o projeto já está no papel há alguns meses. “Venho conversando com o Raphael desde maio sobre essa oportunidade de deixarmos o bairro ainda mais charmoso, não só para turistas, mas especialmente moradores aqui de Santa. Amamos projetos artísticos e incentivamos sempre que conseguimos. A arte muda o dia das pessoas” comenta Sophie. O hotel investe regularmente em vernissages e exposições como forma de celebrar os artistas do Rio e, atualmente, recebe a exposição de Gilson Martins no Bar dos Descasados como parte do MGallery Art Project.
Na rua Felício dos Santos, pertinho da entrada do restaurante Térèze, é o local onde o morador de Santa Teresa André Kajaman irá presentear os transeuntes com sua obra. Intitulada como “Folia de Rainhas”, a parede cerca de 19 metros quadrados ocupará o espaço com referências do grafismo e padronagens étnicas em um universo afro-latino. “O mural que preparei para o festival é uma imersão em um carnaval lúdico e fashion, um mix de folclore, carnaval e mata atlântica onde as cores das vestimentas das personagens emergem em meio a mata trazendo à tona a irreverência de nossa fauna” comenta Kajaman.
Um dos destaques do FAUST será a pintura ao vivo do Muro do Aqueduto, em frente ao MGallery Santa Teresa. Marcio SWK, referência no grafitti nacional, dará vida a obra “Minha natureza interna”, inspirada na floresta que cerca o bairro e na relação do seu pai com as belezas naturais.
Já Ana Cristina Souza, ceramista e artista em Santa Teresa desde 2016, será responsável por florescer um jardim em 10 postes durante o festival, trazendo uma energia feminina e delicada para as ruas do bairro.
Um mapa ajudará o público a localizar mais de 30 obras com informações sobre localização e autores em diferentes pontos do bairro. Com tiragem de dez mil unidades impressas e disponível na versão online no site www.visitesantateresa.rio, o mapa poderá ser retirado no hotel MGallery, na Estação do Bondinho na Carioca, nos bares e restaurantes, parques, museus, lojas e com promotores pelo bairro.
Gastronomia, música e arte
Na sexta, dia 16, hóspedes e visitantes poderão desfrutar de música ao vivo e uma vista deslumbrante do Rio no Bar da Piscina. Com entrada gratuita, o músico Thom Verardi apresenta um show leve e animado de voz e violão e passeia por gêneros como samba, bossa nova e MPB. A sugestão é apreciar o drink do mês: O Café do Samba. A bebida combina o vigor do café gelado com o sabor cítrico do xarope de tangerina e o toque brasileiro da Cachaça Magnífica.
Ainda no clima do festival, os amantes da alta gastronomia que visitarem o Térèze no sábado, serão agraciados com o artista Jérôme Poignard em atuação. O francês estará no restaurante pintando ao vivo quadros inspirados na beleza do bairro de Santa Teresa. Para aproveitar o clima frio, a sugestão da chef Luanna Malheiros é o prato do mês, a Soupe à l’oignon. Preparada com cebolas cuidadosamente caramelizadas, a Soupe à l’oignon apresenta um equilíbrio perfeito entre o adocicado das cebolas e a delicadeza de um caldo saboroso servido com torradas artesanais.