Alguém sabe dizer onde uma vida começa? Essa é uma pergunta que passeia pelos questionamentos nas quais as peças se propõem. O elegante texto de Larissa Siqueira é recheado de referências de trabalhos artísticos que vão dos diretores mais renomados de cinema aos artistas de rua que atravessaram a vida de Larissa. A direção de Zaba Azevedo, se propõe a garantir um lugar afetuoso, caseiro, e ao mesmo tempo impossível e absurdo. “Aparição” coloca o público na íntima cozinha de Lara e “Reencarnação” debate de forma mais lúcida sobre todas as aparições dessa narradora.

Sem fazer distinção entre obra de arte e eventos autobiográficos, a artista chama todas as experiências de Aparições, no entanto, não deixa de estabelecer o espaço da arte como um espaço de trabalho, do seu próprio trabalho, compondo assim, uma curiosa narrativa historiográfica e performativa. Nesse contexto, o espetáculo convida o público a mergulhar no espaço multidimensional da arte , abraçando suas diversas manifestações e destacando a urgência de conhecer, cada um, seu próprio processo criativo e inabalável.

REENCARNAÇÃO é o lado avesso do espetáculo APARIÇÃO e inicia a curta temporada de três semanas na Av Paulista. No formato de palestra performance um trabalho de arte que reflete sobre as nossas possibilidades de reencarnar (rearranjar) sem morrer, a partir de nossas experiências estéticas.

A artista Larissa Siqueira, que atua e dirige este espetáculo, exibe e comenta seu catálogo de aparições, onde aparecem obras de Janaína Leite e Grace Passô e estranhos hábitos de sua mãe. O público que assistir Reencarnação certamente ficará curioso para saber de onde todos os devaneios surgiram e voltarão para assistir Aparição, mas terão que ficar atentos pois terão apenas o último final de semana para isso.

Nas palavras de Larissa, “Reencarnação e Aparição” são duas peças teatrais que formam um díptico, feito um o avesso do outro. A primeira escrita (Aparição) nasceu da perspectiva de proximidade da morte e isso gerou o desejo de construção de um inventário como poema cênico. Algo que eu pudesse dizer aos outros, aos que ficaram, que a vida valeu à pena. Um epitáfio.

Ao constatar que não morri, parti então para a segunda parte (Reencarnação), mostrando com detalhes as motivações de cada beleza destacada em Aparição, dando nomes e datas de cada parte desse inventário, revelando então o seu avesso.” conta a artista.

APARIÇÃO faz parte do projeto de temporada dupla. É um espetáculo que persegue a trajetória de pequenos delírios na vida de uma personagem, que apesar de real, dispensa a realidade dos fatos. Larissa Siqueira não guarda mais nomes, porém não esquece daquilo que a comove ou comoveu um dia. O que faz diferença na vida é a poesia, o delírio, o transtorno, a aparição.

Zaba, diretora de Aparição conta que “O convite para dirigir Aparição veio como um sopro de vida após meses de isolamento e em meio a tanto sofrimento e incertezas por conta da pandemia de covid 19’.

Larissa Siqueira escreveu ambas as peças em meio a pandemia da Covid 19, isolada em meio a natureza, imersa na incerteza angustiante e coletiva sobre a permanência da vida. Os escritos soam como uma espécie de memorial em vida sobre tudo aquilo que valeu a pena, tudo que comoveu a artista e tudo que a fez reencarnar. 

SERVIÇO:

“REENCARNAÇÃO E APARIÇÃO”

Temporada: 08 de Agosto até 26 de Agosto

Dias da semana: Quinta-feira a Domingo

Horário: Quinta a Sábado 20h30 e domingo 18h30

Local: Sesc Av.Paulista

Endereço: Avenida Paulista, 119

Informações: (11) 3170 0800