Alex Ferraz

Grupo L’Oréal no Brasil e Instituto Pretos Novos celebram a herança cultural afro-brasileira por meio de exposições artísticas

O Grupo L’Oréal no Brasil, pelo terceiro ano consecutivo, fortalece sua parceria com o Instituto Pretos Novos, reforçando o seu compromisso com a diversidade, equidade e inclusão e o engajamento com a valorização da história afro-brasileira. A colaboração é marcada pelo apoio às exposições de artistas negros que celebram a rica herança cultural da comunidade afro-brasileira. Em comemoração ao “Julho das Pretas”, mês dedicado à valorização das mulheres negras, as instituições inauguram a primeira exposição, “Impressões”, da artista Isabelle Mesquita, no dia 25 de julho.
 

Inspirada na ancestralidade feminina negra e nas mulheres negras da sociedade contemporânea, a exposição traz referências aos elementos da natureza e suas transformações, refletindo a trajetória e identidade da artista em suas entrelinhas e subjetividade. “Impressões” começa no Rio e viajará pelo Brasil e mundo, encerrando em Paris, onde Isabelle reside atualmente.
 

“Como empresa #1 de beleza, temos um papel importante na transformação da sociedade brasileira, onde 56% das pessoas se autodeclaram negras. Para isso, acreditamos na contribuição da arte e da cultura nesta construção. Temos orgulho de sermos parceiros do Instituto Pretos Novos em mais um ano e de apoiar a exposição ‘Impressões’, que dá visibilidade e valoriza a história afro-brasileira. Estamos dedicados em promover a diversidade e a inclusão em todas as suas formas.” afirma Eduardo Paiva, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo L’Oréal no Brasil.
 

O Grupo L’Oréal mantém um compromisso contínuo com a visibilidade e o desenvolvimento da Pequena África, região situada na Zona Portuária do Rio de Janeiro, onde a empresa está sediada, assim como o Instituto Pretos Novos. O local histórico, que mais recebeu pessoas escravizadas no mundo, é uma área de imenso valor cultural e patrimonial para o Brasil.
 

Além do resgate à história, a companhia também tem o objetivo de impactar positivamente a comunidade ao redor. Em 2023, com a marca Niely, o Grupo realizou a inauguração de uma Escola de Beleza na Fundação Darcy Vargas oferecendo curso de capacitação em auxiliar de cabelereiro. O projeto impactou cerca de 100 mulheres no ano passado. Além disso, a Companhia anunciou o lançamento do programa Beleza PRO do Futuro, da L’Oréal Produtos Profissionais, oferecendo formação profissional em cabeleireiro. Recentemente, em parceria com o Instituto Precisa Ser, com uma das suas frentes de atuação “Vai na Web”, e a Fundação Darcy Vargas, a empresa também lançou o programa Beleza Inclusiva e Tecnológica (BIT), oferecendo 50 vagas para formação tecnológica de jovens adultos da região e mais 100 vagas para todo o Brasil, por meio de aulas virtuais.
 

Sobre o Grupo L’Oréal

O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 41.18 bilhões de euros em 2023 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
 

No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completa 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Mugler e Aesop.

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