As sessões gratuitas acontecem nos dias 24 e 25 de agosto a partir das 14h

A Cinemateca do MAM vai exibir nos dias 24 e 25 de agosto, a partir das 14h, os filmes finalistas do II Festival de Curtas Flávio Migliaccio. Os 11 filmes foram selecionados pelo júri do festival – seis de ficção e cinco documentários – entre as 105 obras recebidas de todo o país e abordam temas como liberdade, novas descobertas, a chacina da Candelária e os 50 anos da Arena Castelão, entre outros assuntos. A entrada é franca.

O curta-metragem “Deixa”, de Mariana Jaspe, com Zezé Motta, conta a história de Carmen que vive seu último dia de liberdade antes do seu marido sair da prisão. Já “Através dos sentidos”, de Gilson Nascimento, o ator Milton Gonçalves interpreta Ivan, que fica tetraplégico aos 38 anos após sofrer um assalto e com a morte da esposa vai morar com a filha e se redescobre através de elementos novos antes despercebidos, que servem como fio condutor para através dos sentidos, reviver uma vida cheia de emoções.

Os outros filmes de ficção finalistas são: “Sabão líquido”, de Fernanda Reis e Gabriel Faccini; “Queime este corpo”, de Denis Cisma e Maurício Bouzon; “Terminal”, de Getsemane Silva e Guilherme Bacalhao e “Controle”, de Ricardo Manjaro.

Entre os documentários “O sobrevivente da Candelária”, de Felipe De Brêtas, que conta a história dos oito jovens assassinados em 1993 pela visão de um dos sobreviventes e “O gigante do Mata Galinha”, de Rosane Gurgel, sobre o aniversário de 50 anos da Arena Castelão no Ceará. Além de “Fazer cinema não é mole não”, de Miguel Freire; “Paradiso de Aníbal”, de Diego Baraldi e “Ana Rúbia” de Iris Alves Lacerda e Diego Baraldi.

O Festival de Curtas Flávio Migliaccio irá premiar os vencedores da sua segunda edição no dia 24 de agosto a partir das 18h na Cinemateca do MAM.

Este ano o FestFlávio homenageia o ator Othon Bastos, que já atuou em mais de 80 filmes, entre eles clássicos como “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “O pagador de promessas”, além de dois filmes indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro – “O que é isso, companheiro?” e “Central do Brasil”.

Após a premiação será exibido o curta-metragem “Esta noite seremos felizes”, de Diego dos Anjos, onde ele atua ao lado da atriz Bete Mendes. O filme aborda a questão do Alzheimer mostrando uma história romântica de um casal de idosos que se encontra em bailes da terceira idade, celebrando o amor e o companheirismo.

E fechando o evento, no dia 25, às 18h30, será exibido o filme “Os Deuses e os Mortos”, de Ruy Guerra (1970). Considerado um filme do Cinema Novo, a obra foi indicada ao Urso de Ouro em Berlim e premiada em sete categorias no Festival de Cinema de Brasília. No elenco estão OthonG Bastos, Norma Benguell e Dina Sfat.

Passado no Sul da Bahia nos anos 1930, o filme conta a história de um aventureiro sem nome,  que foi baleado sete vezes e se intromete na luta entre dois grandes clãs de coronéis pela posse da terra do cacau. O homem vem disposto a acirrar a briga e a tomar conta de tudo. Mas a luta não tem vencedores e ainda lhe custa à vida.

A realização do evento é da Frankfurt Produções, com criação e direção geral de Francis Ivanovich e apoio cultural do Instituto Proprietas e da Cinemateca do MAM.

Serviço:

Exibição dos filmes finalistas do II Festival de Curtas Flávio Migliaccio

Data: 24 e 25 de agosto, a partir das 14h.

Local: Cinemateca do MAM (Av. Infante Dom Henrique, 85 – Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro – Tel: (21) 3883-5600)

Entrada franca

https://www.festivalflaviomigliaccio.com / @festivalflaviomigliaccio