Reutilizar e pensar de maneira sustentável, esse é o lema de uma tendência crescente no mundo da moda. É nesse sentido que marcas como a Santo B, totalmente focada no upcycling, vem ganhando destaque no mercado. Por meio de suas pioneiras peças de poliéster, a marca da empresária Márcia Carvalho se expandiu para além do mercado soteropolitano, vendendo também para outras cidades do Nordeste e até no Rio de Janeiro.

Agora, a Santo B se prepara para lançar sua Coleção de Inverno 2024, com um novo projeto de bolsa feita com sobras de cordas, disponível sob encomenda até o final de julho. A iniciativa reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade e a inovação no design de acessórios. “Nossa temática é sempre centrada na sustentabilidade. Cada peça é pensada para minimizar o impacto ambiental, promovendo o uso consciente de materiais e celebrando a beleza dos recursos reutilizáveis”, comenta Márcia Carvalho.

Com tons mais sóbrios e terrosos, a coleção é direcionada a um público que prefere cores mais discretas, mas ainda assim deseja um toque fashion. Assim, materiais em tons neutros e cinza são reservados especificamente para a coleção de inverno. Mas se engana quem pensa que às telas coloridas não estarão disponíveis, elas continuam sendo produzidas, refletindo a energia vibrante da Bahia. 

“Nossa coleção de inverno combina essa paleta mais sóbria com o toque alegre e original que é a marca registrada da Santo B. Entendemos que existe uma parcela de clientes que admira nossa marca, mas busca algo mais sutil. Com esta paleta, esperamos abranger esses consumidores, oferecendo-lhes produtos que são discretos, porém sofisticados e alinhados com as últimas tendências”, destaca a empresária.

Ao ter como mensagem principal a sustentabilidade, a Santo B também se preocupa em produzir peças versáteis aos diversos usos, de acordo com as necessidades e estilos de vida dos consumidores. Nesse sentido, é comum a mesma peça ser utilizada de variados modos. “Nossos produtos são sempre projetados para serem multifuncionais. Por exemplo, temos um “lixinho” de carro que pode ser usado como bolsa de noite, uma bolsa que se transforma em cachepô, e nosso porta-vinho, que também pode ser utilizado para carregar squeeze na academia”, reforça.

A coleção de inverno da Santo B busca passar a mensagem de elegância e sofisticação em suas peças com tons terrosos, mas mantendo também a alegria baiana em suas peças, sempre alinhado com as tendências da moda. O uso de descartes da indústria, principalmente o poliéster, reforça o compromisso com o meio ambiente. 

Segundo pesquisa da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa, cerca de 85% dos produtos têxteis são descartados todos os anos. Além disso, o relatório “A new textiles economy: redesigning fashion’s future” da Ellen Macarthur Foundation traz dados alarmantes: a indústria da moda é responsável por 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano, número superior à soma da aviação comercial e indústria naval combinadas. Outro dado preocupante diz respeito às emissões de carbono, estima-se que o mundo da moda seja responsável por até 10% de todas essas emissões.

Essas pesquisas mostram a importância de uma moda pautada em valores como a sustentabilidade, compromisso que a Santo B não abre mão. “Cada peça é pensada para minimizar o impacto ambiental, promovendo o uso consciente de materiais e celebrando a beleza dos recursos reutilizáveis, refletindo a nossa dedicação à sustentabilidade e à moda consciente”, completa Márcia. A marca, desse modo, também tem a missão de conscientizar os consumidores para o uso de uma moda alinhada com o meio ambiente.