De acordo com estudo da sproutsocial, o principal critério na busca por influencers é o alinhamento de valores. Gen Z, no entanto, apresenta comportamento único

O fortalecimento das redes sociais como plataformas de influência traz novas tendências às novas gerações na busca por referências. Mesmo que jogadores de futebol, artistas e jornalistas ainda sejam importantes fontes de influência, a busca por conteúdos mais personalizados tem feito as pessoas se voltarem para redes como Youtube, Instagram e Tik Tok.

Segundo o estudo “What consumers want from influencer marketing” realizado pela sproutsocial em 2024, as diversas gerações buscam valores diferentes ao se conectarem com influenciadores. Nesse sentido, o estudo mostra que Millennials, Gen X e Baby Boomers buscam uma conexão de valores e um conteúdo autêntico. No entanto, quando se fala da nova geração, somente 35% dos Gen Z prezam por uma autenticidade, enquanto 47% desses dão mais importância ao número de seguidores, por associar a credibilidade. 

Um fato que explica essa tendência entre os Gen Z é que, por serem a primeira geração totalmente nativa digital, há uma maior facilidade em identificar endossos comerciais e inautênticos, assim, dando maior importância ao número de seguidores e valores pessoais. No geral, a pesquisa mostra que as principais características que as gerações procuram em influenciadores são alinhamento de valores (53%), autenticidade (47%), postar a quantidade certa de conteúdos (37%), alinhamento demográfico (36%) e por fim, número de seguidores (26%).

Além disso, de acordo com outro estudo realizado pela sproutsocial, “Influencer marketing has changed how
we shop”, 86% dos usuários de redes sociais compram pelo menos um produto inspirados por um influencer ao ano. Esse dado demonstra como a busca por influencers se tornou uma tendência central nas redes sociais, seja para compras, seja pela busca de conteúdos mais identificados com os públicos, algo que também reforça cada vez mais a importância da diversidade nessa equação.

Desse modo, as redes sociais se tornam peças centrais para essa mudança nas tendências. Segundo um estudo feito pelo Think With Google em 2016, 70% dos adolescentes usuários do Youtube diziam se identificar mais com Youtubers do que com celebridades tradicionais. Em 2024, o estudo “The Influencer Marketing Benchmark Report 2024” da Influencer MarketingHub mostra que o Tik Tik se tornou o principal canal de marketing de influência (69% das empresas com parcerias com influenciadores), seguido pelo Instagram (47%), Youtube (33%) e Facebook (28%)

A cobertura de eventos feita por influenciadores

A busca por um alinhamento de valores dá aos influenciadores um trunfo em relação à cobertura tradicional dos meios de comunicação. Ao produzirem conteúdos mais personalizados, os influenciadores conseguem trazer novas perspectivas dos eventos e, assim, realizarem coberturas que forneçam conteúdos especiais aos seus seguidores. Esse será o caso dos Jogos Olímpicos de Paris.

Pensando nisso, a Agência Ragatanga está pronta para fazer história nas Olimpíadas de Paris 2024, reunindo influenciadores em diversas plataformas para criar uma conexão global. Com uma base estratégica na Raga House, a agência fará uma cobertura intensa e dinâmica com o público presente nas ruas de Paris, de 26 de julho a 11 de agosto. A equipe decola rumo à capital francesa no próximo dia 23 de julho para iniciar sua jornada durante o evento.

Durante a Eurotrip intitulada ‘Missão Paris’, os influenciadores da Ragatanga levarão consigo mais do que presença e conteúdo digital, mas a realização de um sonho. No time estão Júlio de Sá (@ojuliodesa), ator e apresentador carioca; Raoni Oliveira (@raonioliveira), jornalista baiano; a dupla porto-alegrense Michele Nascimento  e Maurício Ribeiro (@maisumcasalpreto) levando o amor pela moda, viagens e estilo de vida para o cenário parisiense; Raquel Mércia (@raquelmerciaa), colocando na bagagem todo o seu humor e cultura acreana; e Naetê Andreo (@naeteandreo), videomaker e diretora criativa de São Paulo apaixonada por ginástica artística.

Em um momento que celebra não apenas o esporte, mas também a conexão cultural e a celebração da diversidade global, a Ragatanga nomeou sua participação nas Olimpíadas de Paris 2024 como “Latiala”. “Significa ‘sonhar’ em iorubá, um idioma africano, representa nossa essência e motivação para este evento histórico”, explicou Dai Rocha, fundadora. “É o elo que nos conecta com nossos desejos mais profundos, nossa ancestralidade e nossas raízes, impulsionando-nos a alcançar o impossível”, concluiu.

Além das atividades esportivas, a Ragatanga promete momentos exclusivos, incluindo acesso à Casa Brasilencontros com atletas e eventos culturais e gastronômicos, durante todo o período olímpico. Para tornar a experiência mais divertida e acessível, o time de influenciadores mostrará também o lado B das coisas, como se divertir sem gastar muito, aproveitar melhor a cultura local e, claro, como meter dança na França, produzindo conteúdos sobre a importância de estar em Paris durante os Jogos.

A equipe está preparada para capturar e amplificar a essência vibrante dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com um alcance potencial de 950 mil seguidores e a capacidade de impactar 4,2 milhões de contas, essa galera planeja ir além da cobertura tradicional dos eventos esportivos. Eles vão engajar o público global com conteúdo autêntico e inovador, transformando cada momento em uma experiência inesquecível.