O São Paulo Convention & Visitors Bureau lança, nos dias 1 e 2 de agosto, durante a Experience Expo, a Lina MICE (Meetings, Incentive, Conferences e Exhibitions), a nova versão de sua inteligência artificial especialmente concebida para a área de eventos.  

Segundo Fabio Zelenski, diretor de Marketing e Inovação do SPCVB, “a finalidade é ampliar as formas e apoiar a atividade para atração de novos congressos, seminário e feiras com a ajuda da Lina MICE e das informações que ela disponibiliza para as pessoas que a procuram, interessadas em saber mais sobre centros de convenções, meios de hospedagem, restaurantes, etc. “Trabalhamos essas respostas para atender a esse objetivo, o que pode gerar leads para a entidade e oportunidades aos associados”.  

O enorme banco de dados gerado pelas demandas recebidas pela IA será usado para capacitar as equipes que vão receber os leads a atendê-los de forma mais adequada. No âmbito da promoção, a IA oferece um autoatendimento sobre São Paulo: principais atrativos, agenda de eventos, horários, etc.  

Ainda de acordo com Zelennski, Lina MICE foi alimentada com o dossiê de candidaturas do SPCVB, que inclui todos os dados exigidos por entidades e empresas que querem realizar eventos no estado, além de informações sobre centros de eventos, salas para reuniões, hotéis e calendário dos eventos já agendados. Ela usa o chat GPT, tem conteúdo treinado e limitado dentro do tema em questão, razão pela qual não ‘alucina’, e foi programada para aprender sempre, o que garante respostas cada vez mais personalizadas. Suas dicas são oferecidas de forma conversacional. 

A primeira incursão do São Paulo Convention & Visitors Bureau com a inteligência artificial ocorreu em outubro no ano passado, quando a entidade promoveu o 1º Hackathon Visite São Paulo, que resultou na criação da Lina (https://www.lina.tur.br/), um guia turístico pessoal para ajudar pessoas em visita à capital paulista, atualizada permanentemente. Ela foi desenvolvida para atender a uma demanda da Secretaria Municipal de Turismo da cidade e pode ser utilizada por turistas de quaisquer nacionalidades, porque é multilíngue e multiplataforma – chatbot, whatsapp ou telefone.