Unhas Cariocas já conta com mais de 98 unidades em todo o país e soma receita superior a R$ 42,4 milhões

De acordo com relatório especial recente da McKinsey, empresa especializada em consultoria de gestão, espera-se um acúmulo de U$ 580 bilhões no setor de beleza até 2027. No Brasil, essa afirmação se mostra cada vez mais real através do sucesso de marcas do nicho. Esse é o caso da Unhas Cariocas, que leva o título de maior rede de esmalterias do mundo, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Somente em 2023, a marca acumulou uma receita superior a R$ 42,4 milhões. O número representa um crescimento de 38,11% em comparação a 2022, e marca um alcance recorde para a franquia. O negócio ganha destaque por seu elevado número de unidades e expressiva cobertura no território nacional.  Atualmente, a marca conta com 98 unidades, e projeta finalizar 2024 com 200 estabelecimentos, por todos os estados do país.

Segundo o CEO Mauricio Cesar, o empreendimento tem como expectativa um aumento de 50% no faturamento, bem como quintuplicar a quantidade de produtos de fabricação própria, em parceria com a Escova Express, rede de escovarias do Grupo Unhas Cariocas.

“O movimento da marca em 2023 nos fez perceber que, no Brasil, serviços de beleza são um investimento assertivo”, pontua o CEO. “É um momento de relaxamento para o cliente, que separa alguns minutos de seu dia para cuidar do bem-estar. Inclusive, o fato de o serviço ser express, ou seja, realizado até 30 minutos, corrobora com essa procura”, completa.

A ideia do modelo de negócio surgiu em 2016, ano de inauguração da rede. Mauricio, junto a sua esposa Marina Groke, adquiriu uma franquia de rede de escolas em 2008. A unidade se tornou referência no Brasil dentro da franqueadora, fator que reforçou a eficácia da parceria dos dois.

Marina, responsável pela gestão administrativa da franquia, também se interessou pelo mundo dos negócios, especificamente pelo segmento de beleza. Foi neste momento que o casal precisou alinhar seus planos para o futuro, uma vez que Groke pensava em abrir uma esmalteria e Maurício acreditava ser um risco, uma vez que a fidelização das clientes era com as manicures e não com a empresa.

Foi nesse cenário que Marina chegou até a técnica Emóli, inovação no mercado que futuramente seria responsável por iniciar o sucesso da rede. O procedimento solta até 90% cutículas, sem a necessidade do uso de alicate e sem comprometer o resultado final, garantindo a saúde e biossegurança dos clientes. A rede também assegura a fidelização do cliente à técnica, bem como a segurança mercadológica. A ideia foi essencial para despontar o negócio, tornando-o um modelo sustentável, de fácil fidelização e com alta demanda no segmento.

Hoje, como maior franqueadora de esmalterias do mundo, a Unhas Cariocas segue em ascensão. Em 2023, foram mais de 586 mil atendimentos, equivalentes a um aumento de 26,97% em comparação a 2022. Os números reforçam a busca crescente pelo serviço, em um cenário em que o autocuidado tem sido cada vez mais priorizado pelo público. Atualmente, a rede já alcançou mais de 60% do MarketShare do segmento de esmalterias.

Selos de destaque e prêmios

Além dos dados de receita, a ascensão da rede se comprova através dos prêmios. Neste ano, a marca recebeu pela terceira vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising (SEF), concedido pela ABF, com um aumento de quase dez pontos no comparativo entre 2023 e 2024, conquistando um SEF de 95,7.

De acordo com os índices da pesquisa, 97% dos franqueados afirmam que abririam uma unidade novamente, enquanto 99% indicam o empreendimento como opção para quem busca um novo negócio. Ainda vale ressaltar que 83% pontuaram que tiveram o retorno do investimento consideravelmente antes do prazo estimado, confirmando a solidez do modelo de negócio.

Essa distinção confirma a qualidade e eficiência da franquia, reforçadas pelo selo Great Place to Work, recebido pelo segundo ano consecutivo, e pelo Prêmio de Destaque na categoria Sênior. Além disso, a franqueadora foi uma das 17 marcas, dentre 230 que receberam o SEF, a conquistar o prêmio ESG (Environmental, Social and Governance), reconhecendo suas práticas sustentáveis.

Diante desse retorno, o CEO Mauricio Cesar atesta que a rede visa manter esse crescimento exponencial a partir da constante inovação e parceria sólida entre os franqueados da marca.

Primeira esmalteria a ter aplicativo próprio

Ainda em 2024, a rede assumiu outro posto de destaque no cenário nacional – a marca foi a primeira franquia de esmalterias a criar um aplicativo próprio. O objetivo da tecnologia é oferecer funções que priorizem a praticidade ao público, através do agendamento de serviços, escolha das opções de tratamento e fila de espera online em tempo real.

Outro highlight da plataforma diz sobre oferecimento de atualizações acerca do cashback. A função permite que o público acesse seu extrato para visualizar suas transações e use o saldo para descontos instantâneos em suas compras.

A plataforma, lançada oficialmente no início de maio, já conta com mais de 208 mil clientes ativos, além de R$ 188 mil acumulados em saldo do referido cashback.