Accor, líder global em hospitalidade, em parceria com a empresa de tecnologia, Bioconverter, reduziu nos últimos meses mais de 88 toneladas de resíduos alimentares que seriam destinados a aterros sanitários ou operações de compostagem. Isso foi possível com a utilização de máquinas que processam 100% dos resíduos orgânicos, eliminando totalmente a cadeia logística da compostagem e reduzindo as emissões de carbono.

Nove hotéis da rede no Brasil já fazem uso desta tecnologia, sendo eles: Pullman Vila Olímpia, Grand Mercure Vila Olímpia, Pullman Ibirapuera, Pullman Guarulhos, Grand Mercure Ibirapuera, Grand Mercure Recife Boa Viagem, Novotel Center Norte, ibis Aeroporto Recife e ibis Morumbi. Os resíduos de alimentos são coletados e separados pelas equipes dos bares e restaurantes dos hotéis. Posteriormente, são processados pela Bioconverter, que combina processos mecânicos com o uso de microrganismos, naturalmente encontrados em nosso meio ambiente, para realizar a digestão acelerada dos resíduos alimentares transformando-os em um efluente rico em nutrientes que pode ser descartado com segurança diretamente na rede de esgotos, caixa de gordura ou estação de tratamento de efluentes.  

Da esquerda para direita: Ronei Borba, Fabiano Borges, Rodrigo Cavalcante e Willian Carvalho, representantes da equipe dos hotéis Pullman Vila Olímpia e Grand Mercure Vila Olímpia

Ronei Borba, Gerente geral dos hotéis Pullman Vila Olímpia e Grand Mercure Vila Olímpia, destaca a importância de sensibilizar e capacitar as equipes envolvidas em todo o ciclo dos resíduos orgânicos para conquistar melhores resultados. “O processo de treinamento dos nossos colaboradores foi fundamental para termos uma separação correta dos resíduos em nossas operações e com isso, fazer a destinação na máquina Bioconverter. Formamos uma equipe consciente e orgulhosa pelo trabalho que faz, levando estes ensinamentos e essa cultura para além dos limites do hotel, impactando também suas famílias e amigos”.

 “Os benefícios dessa iniciativa são visíveis em nosso dia a dia com menos acúmulo de lixo nas câmaras frias, mantendo as áreas mais limpas e favorecendo diretamente no controle de pragas”, finaliza Borba.

A Bioconverter acelera a decomposição da matéria orgânica através de biotecnologia, processos e tecnologia da informação com uso de um Composto Biológico aprovado pela ANVISA, e pelo seu mecanismo que opera de forma inodora e silenciosa.

Carla Strafacci, Diretora de Marketing da Bioconverter fala sobre a importância da parceria com a Accor. “A Bioconverter se trata de uma tecnologia rápida, segura e limpa para gerenciar e descartar os resíduos alimentares e ainda gerar relatórios de operação e sustentabilidade para que as empresas parceiras tenham na palma das mãos o controle de seus descartes. Mais do que apenas um discurso, a Accor tem se preocupado com o impacto de suas operações implementando ações voltadas à sustentabilidade, como a instalação do Bioconverter em diversos hotéis da rede, ação que já vem apresentando resultados significativos para o meio ambiente com engajamento total de cada unidade. Gostaríamos de parabenizar a rede Accor pelo comprometimento com suas operações e com o meio ambiente”, finaliza.

Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy, comenta sobre os impactos positivos na iniciativa alinhados a estratégia da Accor para redução das emissões de carbono. “Na Accor queremos ir além e estar na vanguarda de iniciativas inovadoras para reduzir a pegada de carbono das nossas operações e adotar práticas sustentáveis. Com o uso dessa tecnologia em nossos hotéis, reduzimos significativamente a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários. No período de janeiro de 2023 a maio de 2024, eliminamos a emissão equivalente a mais de 140 toneladas de CO²”.

Iniciativas como essa contribuem para o compromisso da Accor em alcançar a neutralidade de carbono até 2050, integrando práticas ambientalmente responsáveis em todas as suas operações. Além disso, buscamos engajar e sensibilizar nossas equipes sobre suas responsabilidades diretas e os impactos gerados pelo setor hoteleiro no meio ambiente de forma a sempre inovar e propor alternativas para minimizá-las.