O Grupo L’Oréal no Brasil anuncia o lançamento do programa Beleza Mais Diversa, que irá impulsionar a carreira profissional de 50 criadores negros de conteúdos no país. Em parceria com a YouPix e o TikTok, a empresa quer contribuir ativamente para uma sociedade mais inclusiva com o avanço em pautas como diversidade e equidade racial, entendendo que a economia criativa é um caminho-chave para a representatividade e profissionalização. No final do programa, 80% dos criadores irão compor o quadro de influenciadores das 21 marcas da empresa. O intuito do Grupo é garantir que 50% dos perfis de seus influenciadores, formado por todas as suas Divisões de negócio, sejam de pessoas diversas.
 

“O Brasil é o país que passa mais tempo diário em redes sociais, nós da L´Oréal somos líderes de influência na categoria de beleza. A diversidade, equidade e inclusão é uma agenda prioritária para o Grupo e, dentro de uma frente tão importante para o nosso negócio, não poderia ser diferente. Precisamos representar a sociedade onde atuamos e, quando falamos sobre influência e inspiração, isso é ainda mais prioritário e merece que sejamos ainda mais protagonistas. Nós queremos formar profissionais que possam ser criadores e influenciadores das nossas marcas, mas também que possam atuar no mercado de uma forma geral. O objetivo é contribuir para a representação de uma beleza mais inclusiva, seja dentro ou fora da companhia”, reforça Allan Peroni, Diretor de Advocacy e Social Commerce do Grupo L’Oréal no País.
 

Apesar de 56% da população brasileira se autodeclarar como preta ou parda, a maior parte dos influenciadores e criadores de conteúdo no país se autodeclaram brancos. Isso contribui para a perpetuação de um dado alarmante: 98% das pessoas pretas e pardas não se sentem representadas em comerciais, de acordo com o Instituto Locomotiva. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Think Etnus, a primeira empresa brasileira especializada na pesquisa de hábitos e tendências de consumo da população negra, revela que 33% das pessoas pretas do Brasil não tem nenhuma fonte de inspiração.
 

“Temos o dever de comunicar para uma maior representatividade no nosso mercado, onde a população brasileira se inspire em pessoas reais e uma beleza plural. Mas queremos ir além, porque sabemos que a educação é chave para o empoderamento social. Por isso, estamos contribuindo para a profissionalização de criadores de conteúdo, sobretudo jovens negros. Queremos alavancar suas carreiras”, afirma Márcia Silveira, Head de Diversidade, Equidade & Inclusão do Grupo L’Oréal no Brasil, que conclui: “Esse é um meio para construir narrativas fortes que, mais que inspirar, possam ser vetores reais da transformação social.”
 

DE CREATOR PARA CREATOR: UMA NOVA GERAÇÃO MAIS REPRESENTATIVA

Por meio de aulas que serão realizadas pela YouPix, consultoria especializada em economia criativa, e através de impulsionamento de mídia dos conteúdos no TikTok, os creators poderão aprender mais sobre como ter ideias para desenvolver um bom conteúdo e engajar nas redes sociais. Através de mentorias com o squad de influenciadores do Grupo L’Oréal, como Vivi Siqueira, Tássio Santos, Amanda Santos e Matheus Machado, os criadores também irão receber conselhos e dicas de carreira de especialistas no tema. Além disso, a empresa vai disponibilizar aos integrantes do programa um voucher para compra de equipamentos.

“O TikTok está comprometido com ações específicas e concretas para construir uma plataforma diversa. Acreditamos que a diversidade de nossa comunidade é uma grande parte do que torna o TikTok um lugar inspirador e acolhedor e queremos, cada dia mais, promover e proteger isso. As desigualdades raciais são um enorme desafio no Brasil e sabemos que exige um esforço coletivo, por isso, nos juntamos a empresas, organizações da sociedade civil e outros parceiros para que nossas ações sejam ainda mais efetivas e contribuam para que a plataforma não apenas reflita o mundo em que vivemos, mas o que buscamos enquanto sociedade”, destaca Handemba Mutana, líder do TikTok For Good no Brasil.

Pensando no desenvolvimento profissional e maior inclusão no mercado de trabalho, o Mover, Movimento pela Equidade Racial, associação da qual o Grupo L’Oréal é signatário e participa com mais de 50 empresas, contará com um portal na sua plataforma de fornecedores, o Mover Negócios. O intuito é promover o portfólio dos influenciadores de conteúdo negros formados no projeto para conhecimento de outras empresas. “O principal objetivo da plataforma Mover Negócios é conectar empreendedores negros com as áreas de compras das empresas, e parte do nosso DNA é gerar a aceleração dos processos de diversidade, equidade e inclusão dentro e fora das organizações. Então estamos muito otimistas em unir esforços com o Grupo L’Oréal para amplificar ainda mais a potência deste projeto que vem para ressignificar os espaços de mídia e comunicação.” afirma Luciene Rodrigues Gerente Sr de Relações Institucionais e Comunicação do MOVER.
 

Sobre o Grupo L’Oréal 

O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 41.18 bilhões de euros em 2023 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completa 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Mugler e Aesop.