Família Scharder foi a responsável pela renovação do cardápio para o ano de 2024

Com uma grande expectativa para mais uma Bauernfest, a segunda maior manifestação cultural alemã do Brasil, o Restaurante Família Scharder celebra a chegada da programação, que será realizada entre os dias 21 de junho e 07 de julho, com uma série de novidades para o público. O empreendimento foi o responsável por remodelar o cardápio do evento, que desde as primeiras edições, não passava por uma renovação.

Segundo o Chef Michel Scharder, o pedido foi realizado pelo Clube 29 de Junho e da Prefeitura de Petrópolis, através da Turispetro, com o objetivo de dar novos ares a celebração, atendendo também as receitas que são tradicionalmente na Alemanha atualmente, trazendo uma pitada do contemporâneo, sem perder às raízes. Um dos destaques é a chegada do vinho, uma bebida muito consumida na região nos dias de hoje, que não fazia parte do cardápio original, mas passa a compor a lista de opções disponíveis a partir de 2024.

“Tenho muito orgulho de no ano em que se comemora o bicentenário da imigração alemã no Brasil, ter sido o responsável por esse resgate das nossas raízes, unindo ao que se perpetua atualmente no país e ainda faz parte da gastronomia dos nossos ancestrais. Me lembro que muitas dessas receitas, eram feitas pelos meus avós, que chegaram à cidade para trabalhar em uma antiga fábrica de tecidos e são parte desse nosso legado por aqui. Ter a oportunidade de dar uma nova cara para a culinária da festa, conectado a tudo que isso representa para nós, sem dúvidas é um marco na nossa trajetória. E as opções, sem dúvidas, vão agradar ao público que já frequenta o evento e aprecia a nossa festa”, explica o Chef.

Desde 2019, o empreendimento é o detentor do título de Restaurante Oficial da Bauernfest e neste ano, o empresário precisou realizar pelo menos 60 novas contratações temporárias, o que simboliza um impulso na economia local, movimentando novos empregos e auxiliando na geração de renda.

No espaço, que fica no coração da festa, em frente ao Palácio de Cristal, o público vai poder conferir opções da culinária tradicional, como o Einsbein (joelho de porco) que pode ser consumido nos moldes germânicos ou em adaptações como o pastel cremoso e os croquetes, além de itens como chucrute, salada de batata, currywurst, salsichas especiais, embutidos, chopes, cervejas e sobremesas. Outra novidade são os sanduíches de schinitzel, um bife à milanesa alemão e de Bolo de Carne, prato consumido tradicionalmente pelos colonizadores que vieram para Petrópolis e auxiliaram no processo de construção da cidade.

“Esse é um ano muito especial para nós! Tenho certeza que nossas opções vão encantar a todos os paladares, já que pensamos em oferecer tudo que de melhor a gastronomia alemã oferece, mas atendendo diversos perfis que vão passar por aqui ao longo desses dias. Muita gente tem curiosidade sobre os pratos e pensa que ficam restritos aos itens tradicionalmente conhecidos, mas estamos aqui para provar que a comida alemã é muito mais e pode surpreender, mesmo em um evento já consolidado há 35 anos”, pontua Michel.

O espaço fica na Rua Alfredo Pachá, 100 – Centro. Durante os dias de Bauernfest o horário de funcionamento é de terça a quinta das 10h às 22h, sextas e sábados das 11h às 00h e aos domingos, das 11h às 22h. O empreendimento é Pet Friendly, tem capacidade para mais de 100 pessoas e oferece também opções como o Biergarten, um espaço dedicado aos amantes da cerveja e que buscam opções como o fast food germânico. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @familiascharderessen.