Shopping Pátio Alcântara, São Gonçalo Shopping e Santa Cruz Shopping são os primeiros empreendimentos no RJ a promovem a inclusão das pessoas com daltonismo utilizando os símbolos do ColorADD.

A partir desta semana, os Shoppings Pátio Alcântara, São Gonçalo e Santa Cruz estarão sinalizados com um alfabeto das cores único, inovador e transformador para os portadores de daltonismo. A ação faz parte de uma parceria internacional inédita e pioneira entre a NIAD, que administra os empreendimentos, e a ONG portuguesa ColorADD, criadora do sistema de identificação das cores premiado e aprovado pela comunidade científica internacional.

Para marcar o início do projeto, os shoppings promoverão uma campanha institucional e educativa de comunicação. Haverá sinalização nos elevadores, banheiros, estacionamentos e outros espaços no mall, distribuição de material informativo e conteúdo especial para os sites e redes sociais da companhia e dos empreendimentos. Também serão realizadas ativações recreativas e educativas com os clientes, principalmente o público infantil. A expectativa é impactar aproximadamente 4 milhões de pessoas que circulam mensalmente nos empreendimentos.

A iniciativa faz parte da política de responsabilidade social da NIAD, que é a primeira empresa do setor de shoppings na América Latina a implementar essa linguagem inclusiva em centros de compras. De acordo com Ulisses Silva, líder de operações da companhia,a administradora vai atuar como a porta de entrada no varejo brasileiro do sistema universal de identificação das cores.

“Nosso objetivo é divulgar a existência do ColorADD, promover uma experiência mais inclusiva para os clientes daltônicos e servir de exemplo para que outras empresas, instituições e órgãos governamentais vejam o impacto positivo que essa comunicação pode propiciar. Uma ação que promove a diversidade e a inclusão e, portanto, reduz as desigualdades entre as pessoas”, avalia Ulisses.

O Daltonismo é uma condição que afeta o dia a dia de 350 milhões de pessoas no mundo, sendo 9 milhões no Brasil, criando dificuldades de integração, perda de oportunidades, constrangimento e bullying. Situações que afetam a autoestima e a vida dessas pessoas. “Entendemos esse projeto como um compromisso social para inspirar e transformar a vida das pessoas, dentro e fora dos nossos shoppings. É uma iniciativa para toda a sociedade conhecer, entender e acolher os daltônicos. Esse não é um projeto pontual. É um trabalho que vai exigir investimento e um olhar carinhoso para incluir o alfabeto das cores em ativações que impactem os clientes em várias oportunidades ao longo dos anos.”, avalia Eduardo Borges, CEO da NIAD.

O ColorADD já é utilizado em 90 países e cumpre seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, entre eles “saúde e bem-estar”, “educação de qualidade” e “redução das desigualdades”.