• “Reggae do Avião” é uma composição que surgiu durante um voo de Salvador para o Rio de Janeiro, onde Da Ghama encontrou inspiração para criar a melodia. Convidando Evandro Mesquita para colaborar na letra, a parceria se firmou e resultou em uma música que aborda o medo de voar, a segurança de voltar para casa e também questões sociais

Assista ao clipe

Ouça “Reggae do Avião”

No Dia Nacional do Reggae, 11 de maio (último sábado), “aterrissou” nas plataformas digitais o videoclipe do single “Reggae do Avião”, composição do aclamado cantor, compositor e ativista Da Ghama, com feat do icônico Evandro Mesquita, da Blitz. Quem assina a direção e concepção do clipe é o renomado diretor audiovisual e de fotografia Marcelo Garcia, que também é empresário musical e artístico. Da união deste time de feras nasceu um videoclipe que tem como base a animação, faz homenagem à mulher brasileira e tem apelo social, ao tratar do futuro dos meninos que vivem nas comunidades do país. O clipe está disponível no canal oficial de Da Ghama no YouTube.

Responsável pela visão criativa do videoclipe, Marcelo Garcia conta que sua principal fonte de inspiração foi mesmo a mulher brasileira, apresentada com suas características e tradições a cada passagem do avião por outras capitais do país. A pequena aeronave pilotada por Da Ghama, leva como passageiro Evandro Mesquita e durante a viagem os dois falam da vontade de voltar logo para casa para encontrar a mulher amada. Há um destaque especial para o Rio de Janeiro, com seus pontos turísticos como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, e o clipe mostra o jeito de viver da cidade maravilhosa, seu surf, o samba e as favelas, afinal tanto Da Ghama quanto Evandro Mesquita são absolutamente cariocas.

”É a junção de duas personalidades importantes para a MPB, o Da Ghama, que é um monstro sagrado do reggae, e o Evandro Mesquita, astro da nossa música brasileira”, afirma Marcelo Garcia, que contou com o trabalho artístico da designer Lays Marina e do editor Leandro Firmo, o apoio da Misticagency, a assistência de direção de Renata Maria, produção de Raissa Lobo e teve como modelo Mayra Falcão.

“Reggae do Avião” é uma composição que surgiu durante um voo de Salvador para o Rio de Janeiro, onde Da Ghama encontrou inspiração para criar a melodia. Convidando Evandro Mesquita para colaborar na letra, a parceria se firmou e resultou em uma música que aborda o medo de voar, a segurança de voltar para casa e também questões sociais.

Na gravação do single “Reggae do Avião” Da Ghama contou com as participações especiais dos músicos da banda Planta e Raiz – Samambaia (baixo), Franja (guitarra e backing vocal), de Priscila Cantarelli (teclado) e de Andrea Coutinho (backing vocal), que interpreta uma aeromoça. A produção musical ficou a cargo de Tony Shen, baterista da banda Afrodizia, e a gravação ocorreu no estúdio GLg, com masterização por Felipe Tichauer.

Da Ghama, que construiu uma carreira sólida como membro fundador do Cidade Negra, traz sua experiência e talento para este novo projeto solo. Com dois álbuns autorais lançados anteriormente, ele continua a surpreender os fãs com sua musicalidade diversificada e suas letras envolventes, que abordam questões sociais, ambientais e do cotidiano brasileiro. Ele está neste momento no começo de uma nova jornada musical que vai culminar com o novo álbum “Sinal de Paz”.

Para quem gosta de boa música brasileira e do reggae, “Reggae do Avião” promete ser uma adição memorável ao repertório de Da Ghama, destacando sua habilidade como compositor e sua paixão pela música que ecoa as raízes culturais do Brasil. Este videoclipe é apenas o começo de uma nova jornada musical para Da Ghama, que está pronto para encantar e inspirar seu público mais uma vez.

CONFIRA A LETRA DE “REGGAE DO AVIÃO”

Escrita por Antonio Eduardo Campos Sheen, Da Ghama, Evandro Mesquita

Meu amor

Tô aqui nesse avião

Aperto o cinto e sinto a sua mão

Meu amor

Ainda bem que eu tenho alguém

Vim voando pra levar você… vou levar

Não vejo a hora de chegar

Não agüento mais voar

Eu confio por um fio nesse tal de avião

Eu me sinto muito mal

Sem açúcar e sem afeto

Sem pista e sem teto para aterrissar

Se tiver um jeito vou dizer

E no céu eu fico mais sensível

Farei tudo pra tornar…

Sua viagem mais agradável possível

Lá embaixo tá tudo fora da ordem, fora da lei

Que falta nos faz a voz de bob marley

E esse reggae é só porque

Rio eu gosto de você

Sempre digo que é pra você que eu vou voltar

UÔ-uô-uô

E esse reggae é só porque

Rio eu gosto de você

Eu prefiro quando volto

UÔ-uô-uô uô-uÔ-uô

I fly like like bird in the sky

Todo garoto quer ser piloto… não avião

Um pouco de mim sempre vai

Nos amigos que já se foram

E às vezes dói meu o coração

Sobre Da Ghama:

Da Ghama construiu sua trajetória na música como compositor, cantor, guitarrista, produtor musical e fundador do grupo de reggae mais famoso do Brasil na década de 90, o Cidade Negra. O menino que sonhava alto idealizou a banda e, com garra e espírito empreendedor, construiu junto ao grupo uma trajetória sólida. Foram 22 anos de sucesso e muitos encontros importante com artistas nacionais e internacionais como Gabriel, O Pensador, Mv Bill, Arlindo Cruz, Gilberto Gil, Lulu Santos, Herbert Vianna, Nando Reis, Marisa Monte, Jimmy Cliff, Inner Circle e Shabba Ranks.

Em carreira solo, com inúmeros projetos tocados pela Reggae Brasil Produções Artísticas, Da Ghama já lançou dois CDs autorais : “Violas e Canções”, onde explora novas sonoridades como o samba-bossa e o pop, mas sem nunca abandonar o reggae, e BaixAfrikaBrasil onde vai fundo nas questões sociais chamando atenção para questões ecológicas, da mulher, do trabalhador, do racismo estrutural, para áreas carentes e esquecidas, e para o amor. o álbum é um trabalho peculiar de resgate de suas raízes, destacando o reggae em toda sua grandeza e intensidade.

Links Da Ghama:

Instagram

YouTube

Spotify