Segundo executiva do Grupo Simão, organização, rede de apoio e foco fazem a diferença

O Dia das Mães está chegando e é uma data que, além de amor, ajuda a ressaltar que a maternidade exige bastante de qualquer mulher, assim como estar na liderança de um negócio. Por isso, é preciso achar meios para tornar ambas as tarefas um pouco mais fáceis. Mas como fazer isso?

Segundo Lidiane Bastos, CEO doGrupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, a mulher que é empreendedora costuma trabalhar quase em tempo integral, o que é o maior desafio para aquelas que são mães, como ela. “É preciso entender que as dificuldades são naturais, especialmente no início, e que a maior delas é conciliar vida profissional e pessoal”, diz.

Ela explica que a questão principal é investir em organização e planejamento para manter tudo sob controle, planejando o dia com antecedência, por exemplo.

Além disso, Lidiane aposta em redes de apoio confiáveis para ajudar uma mulher nessa posição. “Em casa, isso pode incluir familiares, amigos, ou até uma babá, que podem ajudar com os cuidados das crianças em momentos críticos. E na empresa precisamos estar cercadas de ótimos profissionais, que possam assumir algumas tarefas em nosso lugar”, orienta.

A executiva também ressalta a importância da priorização de tarefas, tanto em casa quanto no trabalho. “Uma líder que também é mãe precisa priorizar tanto em casa quanto no trabalho. Algumas coisas vão ter que esperar e está tudo bem”, aponta.

O tempo para a família e o tempo para o trabalho também precisam ser bem definidos, segundo Lidiane. “Nem sempre vamos conseguir um equilíbrio exato entre as áreas. Em alguns momentos, uma delas sempre estará exigindo mais. Mas é importante que estejamos focadas em cada uma no tempo destinado a elas”.

Lidiane explica que, em casa, é possível criar facilidades para poder passar momentos de qualidade com os filhos de forma simples e cheia de carinho. “Ir para a cozinha com eles e pedir para que ajudem a preparar um lanche especial, por exemplo, é um momento que ficará na memória e que também ajudará a estimular desde cedo a colaboração. Assim como confeitar um bolo para o almoço do Dia das Mães! E existem muitos utensílios fáceis e práticos que podem ser usados para tarefas assim. Temos vários no Grupo Simão”, finaliza.

Sobre Lidiane Bastos

É administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.

Grupo Simão
O Grupo Simão reúne as marcas Olaplastic e Simão Distribuidora e tem como missão levar praticidade para o dia a dia, oferecendo uma ampla variedade de produtos, desde embalagens e utensílios de cozinha até descartáveis e equipamentos diversos. Com mais de 30 anos de tradição, integra nove empresas e mais de 100 funcionários. Acesse o sitegruposimao.com.br.