Alex Ferraz

5 razões para fazer parte de um grupo de mulheres que apostam no protagonismo feminino

Foto_Integrantes Comunidade Les Etóiles

Em Santa Catarina, empresárias e lideranças se unem com a finalidade de inspirar e impulsionar o protagonismo de outras mulheres; conheça a Les Étoiles Community

O mercado de luxo no Brasil e no mundo está entre os segmentos que mais cresce e segue os mesmos passos do empreendedorismo feminino, que já possui 10,3 milhões de mulheres donas de negócios. Nesse contexto, cada vez mais as empresárias estão entendendo o valor de participar de redes de apoio, onde networking,  troca e conhecimento são fortalecidos. 

Além do crescimento deste mercado, outra tendência quando se fala em marcas e empreendedorismo é a força de grupos e de networking, razão pela qual a Les Étoiles Community surge com protagonismo. Do francês “As Estrelas”, é formada por 15 empresárias e lideranças femininas que desejam elevar o alcance de sua influência para inspirar outras mulheres.

Vanessa Rouvier_Les Etóiles

“Quando uma mulher protagonista de sucesso escolhe participar de um grupo com outras mulheres, e que tem como propósito impulsionar o protagonismo feminino local, regional e global, é porque ela sonha ir muito além do sucesso de seus próprios negócios” – explica a criadora e curadora de Les Étoiles Community, Vanessa Rouvier.

Para entender a força que nasce da união entre luxo e empreendedorismo feminino, é interessante olhar para os números em termos econômicos:

Mercado de luxo

Em 2022 o mercado brasileiro de luxo movimentou R$ 74 bilhões, de acordo com estudo da Bain & Company, em parceria com a Vogue e o Valor Econômico. Segundo a pesquisa, as expectativas são de o mercado atingir entre R$ 110 bilhões e R$ 130 bilhões até 2030.

Empreendedorismo feminino

O Brasil já possui 10,3 milhões de mulheres donas de negócios e o Brasil é considerado um país com alto índice de empreendedorismo, segundo dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) em parceria com o Sebrae.

Frutos do casamento luxo & comunidade

Participar de iniciativas que têm o luxo como propósito significa unir essas duas potências da economia. Além disso, significa ampliação de suas expertises para desenvolver negócios mais prósperos e sustentáveis, oportunidades e netweaving. É o que explica Ana Paula Platt, especialista em pessoas, founder e CEO da Umplural e conselheira da Les Étoiles Community:

“Podemos observar que nossa vida é composta por ciclos e a cada ciclo a gente precisa de clareza sobre os movimentos da vida para ampliar o nosso repertório. Nesse desenvolvimento, vejo que as conexões de um grupo são fundamentais para construir relações genuínas e uma rede de apoio mútuo, que efetivamente traz consistência, repertório e desenvolve nosso modelo mental para enfrentar os desafios do dia a dia. Fazer parte da Les Étoiles Community, com mulheres com o mesmo propósito que o seu, representa essa força”, afirma Ana Paula.  

O netweaving surge na comunidade como a evolução do networking: uma troca de experiências, que realmente visa fortalecer laços e criar uma rede de apoio, com conexões genuínas. E o luxo traz o conceito das vivências únicas e memoráveis. 

“Para nós, o Luxury representa um estilo de vivermos experiências únicas por seu conteúdo de alto valor e pela qualidade entregue em cada detalhe, e Purpose representa que decidimos fazer de cada uma dessas experiências uma verdadeira oportunidade para direcionarmos toda a expertise, a liderança e a influência de nossas Étoiles (“As Estrelas”, como chamamos nossas participantes)”, resume Vanessa Rouvier. 

Alexandra Zunino, empresária e também conselheira da Les Étoiles Community explica que cada mulher tem um sonho, comanda empresas ou participa de grandes movimentos. Em comum, elas compartilham experiências, oportunidades e desafios. “Com apoio uma da outra, lidamos com nossos objetivos com muito mais segurança para levar nossos negócios a um patamar mais elevado”, conta.    

O mercado de luxo seguirá em crescimento pelos próximos anos e precisa de mulheres inspiradoras para liderar negócios. A Les Étoiles Community está pronta para apoiar as mulheres que desejam ser protagonistas nessa jornada. 

Conheça 5 motivos para fazer parte de uma rede de mulheres empreendedoras

1. Networking e netweaving

Networking e netweaving desempenham papéis cruciais na vida profissional das mulheres, proporcionando oportunidades de crescimento, visibilidade e apoio mútuo. O networking permite que as mulheres construam conexões valiosas, ampliando suas oportunidades de colaboração, mentoria e avanço na carreira. Na Les Étoiles Community, o networking é local, regional e global! Em 2023, por exemplo, as integrantes tiveram a oportunidade de participar de eventos e compartilhar experiências com a Catherine Petit, diretora geral da Moët Hennessy Brasil; a sócia do maior grupo franqueado Burger King no Brasil e referência em marketing digital, Chris Taveira; e também com o artista plástico Paulo Ricardo Campos, que retratou Elizabeth II e foi premiado em Londres. 

Além disso, o netweaving oferece uma abordagem mais inclusiva e colaborativa, permitindo que as mulheres criem e fortaleçam laços de apoio mútuo, dividindo conhecimento, recursos e oportunidades de forma mais holística e solidária. Essas práticas não apenas ajudam as mulheres a alcançar seus objetivos profissionais, mas também contribuem para o protagonismo, promovendo uma cultura de cooperação e crescimento mútuo dentro e fora do ambiente de trabalho.

2. Experiências exclusivas

A exclusividade nas experiências agrega um valor significativo: qualidade das interações. As participantes se tornam mais engajadas e dedicadas, fortalecendo os laços dentro da comunidade e conseguindo ter conversas mais profundas e conexões mais significativas. Nas experiências promovidas pela Les Étoiles Community, profissionais de alto nível geram trocas valiosas. Um exemplo recente foi o Constellation Talks, uma experiência presencial, em que lideranças femininas compartilharam suas jornadas de sucesso para iluminar e inspirar o protagonismo profissional e pessoal das participantes. Foram quatro horas de conteúdo, incluindo networking e um almoço com cardápio especialmente criado pelo renomado Chef Angel Moujaber, com sabores únicos da gastronomia da capital catarinense. 3. Convivência com mulheres positivas e inspiradoras

Conviver com pessoas que possuem sonhos semelhantes aos seus ou que já trilharam o caminho que você deseja e por isso te inspiram é fundamental para o sucesso. Essas pessoas não apenas servem como modelos a serem seguidos, mas também oferecem insights valiosos, orientação e apoio emocional durante os momentos de desafio. Ao estar em contato com mulheres que demonstram excelência em suas áreas de atuação, elas são motivadas a elevar os seus próprios padrões e a buscar constantemente a melhoria pessoal e profissional. Além disso, a troca de experiências com pessoas inspiradoras e positivas amplia a visão de mundo e estimula a criatividade. 

4. Rede de oportunidades

Uma comunidade de empreendedorismo feminino desempenha um papel crucial no fomento de uma rede de oportunidades. Iniciativas como a Les Étoiles Community oferecem um espaço seguro e solidário, onde as mulheres podem se conectar, compartilhar experiências e recursos, e colaborar em projetos. Ao reunir mulheres com interesses comuns, há mais facilidade na troca de conhecimentos e habilidades e estímulo ao crescimento pessoal e profissional. Além disso, essas redes proporcionam acesso à mentoria e orientação de empreendedoras mais experientes. Ao criar uma atmosfera de apoio mútuo, as comunidades de empreendedorismo feminino não apenas ampliam as oportunidades individuais das empreendedoras, mas também promovem um ambiente propício para o sucesso coletivo, impulsionando o crescimento e a inovação nos negócios liderados por mulheres.

5. Expertises

Ao fazer parte de iniciativas que valorizam o protagonismo feminino, você conhece mulheres com expertise nos mais variados segmentos profissionais. Isso permite ampliar conexões e coloca você mais próxima para firmar parcerias, gerando resultados e oportunidades que elevam a projeção profissional. O mesmo vale para os temas de aspectos pessoais, como a maternidade e outras vivências do universo feminino que muitas vezes causam angústias e incertezas nas mulheres. Com apoio uma da outra, conseguimos lidar com os desafios com muito mais segurança, empatia e acolhimento mútuo”, conta a empresária e participante da Les Étoiles Community Alexandra Zunino.    

Sobre a Les Etóiles

Les Etóiles é uma comunidade que soma, atualmente, 15 mulheres empresárias e incentiva as participantes a atrair ainda mais reconhecimento e a fortalecer sua autoridade à frente de seus negócios e objetivos. Do francês “As estrelas”, a iniciativa tem o luxo como propósito para oferecer experiências únicas às participantes. Conheça Les Etóiles pelo perfil no Instagram @lesetoilescommunity e saiba como participar.

As fotos são de divulgação Les Etóiles

Fotos das integrantes da comunidade e da sócia Vanessa Rouvier,  empresária e palestrante referência em empreendedorismo feminino, desenvolvimento de marcas DNVB de Luxo. É sócia proprietária da marca  Le Scarpin.

Sair da versão mobile