São Paulo, janeiro de 2024 –O mundo da beleza está cada vez mais presente no dia a dia, e com o passar dos anos, novas tendências são adquiridas, como o uso das esponjas de maquiagem. O item vem ganhando cada vez mais força, pois com ele é possível alcançar uma aparência impecável, mas usá-los incorretamente pode levar a problemas de pele e higiene.

Para auxiliar todos os admiradores da maquiagem a obter o máximo benefício dessas esponjas e ao mesmo tempo manter a saúde da pele, a biomédica especialista em biossegurança,Daniela Pontese a maquiadoraAna Simão, compartilham cinco cuidados cruciais.

Hidrate sua esponja

Antes de usar a esponja de maquiagem, certifique-se de que ela esteja completamente hidratada. Isso evita que ela absorva muito produto e ajuda na aplicação uniforme da maquiagem.

“Mergulhe a esponja em água e aperte-a suavemente para remover o excesso. Também pode ser aplicado um hidratante na esponja, para que a hidratação do item permaneça ativo por mais tempo. Após realizar esse processo, é importante que coloque a esponja apoiada em um papel toalha, para que não seja contaminada por tecidos, como uma toalha”, explica a maquiadora.

Use o item para aplicar produtos líquidos

Além do uso dos pincéis para aplicar base, as esponjas são um grande aliado no acabamento da pele, pelo item ser prático e entregar um resultado mais natural.

“Para aplicar base líquida com uma esponja, coloque uma pequena quantidade da base nas costas da mão e use a esponja para aplicá-la no rosto em movimentos suaves de batidinhas. Isso ajuda a criar uma cobertura uniforme e natural”, diz Ana.

Corretivo e contorno

A maquiadora explica que as esponjas de maquiagem também são ótimas para aplicar corretivo e fazer o contorno, já que o item é super versátil, ajudando na preparação da pele de forma completa.

“Use a parte mais fina da esponja para aplicar o corretivo sob os olhos e em outras áreas que você deseja corrigir. A parte mais larga pode ser usada para esfumar o contorno do rosto de maneira suave e natural.”

Limpe regularmente

Lave a esponja com um sabonete suave ou um produto de limpeza específico para esponjas de maquiagem e enxágue completamente, pelo menos uma vez por semana.

“É essencial manter sua esponja de maquiagem limpa para evitar o acúmulo de bactérias e garantir que sua maquiagem seja aplicada da melhor forma possível. Além disso, o armazenamento do item deve ser realizado após ele estar completamente seco, e em uma embalagem própria, para que o produto não seja contaminado por outros cosméticos”, alerta Daniela Pontes, especialista em biossegurança.

“Vale ressaltar que, se o produto for de uso próprio, esse processo de lavagem pode ser realizado semanalmente. Mas, se o uso da esponja for realizado de forma profissional, é importante que o maquiador troque o item a cada cliente”, complementa.

Substitua quando necessário

Se a esponja começar a se desfazer, rasgar ou parecer difícil de limpar completamente, é hora de trocá-la.

“As esponjas de maquiagem têm uma vida útil limitada. Elas podem se desgastar com o tempo e acumular resíduos de maquiagem e bactérias. O tempo adequado para a troca do produto, é quando você percebe que a esponja não fica completamente limpa. A substituição regular garante que sua maquiagem seja aplicada da melhor forma possível”, finaliza Daniela.

É de extrema importância lembrar que ao realizar qualquer tipo de maquiagem, seja ela com esponja ou outros itens, é necessário lavar as mãos com sabão, para que não tenha nenhum tipo de contaminação externa.

SobreDaniela PontesÉ especialista em biossegurança estética, formada em biomedicina e proprietária do perfil “Biossegurança Descomplicada” no Instagram, que conta com mais de 23 mil seguidores. É coordenadora de depilação, há 13 anos, da Beauty Fair.

SobreAna Simão:Formada em estética, depilação, especialista em designer de sobrancelhas e maquiagem visagista.