A sorveteria Piemonte acaba de abrir o primeiro quiosque de gelatos da orla carioca, em  Copacabana, na altura do Posto 5, em frente ao Museu da Música e do Som. O novo espaço, com capacidade para 40 lugares, tem uma cafeteria com um menu de café da manhã, drinques gelados, biscoitos, tortas e claro, gelatos e picolés . Italianíssimos na essência, os gelatos estão com novos sabores que são a cara do clima carioca. Entre as novidades, entram os sabores de apple pie, açaí com cupuaçu e cocada. A Gelateria Piemonte também desenvolveu um picolé especialmente para bebês: o Baby-lé, no sabor manga, ele tem apenas dois ingredientes: fruta e água, e não tem adição de açúcar.

O segredo das receitas é o respeito pelos ingredientes, como manda a tradição italiana. Os apaixonados por gelato poderão se deliciar com as versões em potes, de 150 e 500ml, Piccolini (mini bombom), Il Pinguino (gelato no palito – não vá confundir com picolé!) e sanduíche de gelato com biscoito. Tudo isso sem se preocupar, já que eles não levam conservantes químicos, aromatizantes sintéticos, gorduras hidrogenada e trans e têm mínima inserção de ar.

DNA italiano

Quase tudo tem origem na Itália – a família por trás dessa história, os insumos, as receitas e o maquinário. Cremosidade no pote, no palito, no biscoito e em formato de bombom que trazem a sensação de uma tarde ensolarada de céu azul límpido.

Quem conhece a história da família compreende a garantia de tamanha autenticidade. Tudo começou há 60 anos – Michele Coladangelo, nascido em Turim, na Itália passou a infância na capital do Piemonte – cidade conhecida pelo mesmo céu azul do Rio -, apreciando delícias em formato de picolé cremoso com crocante cobertura de chocolate (na época, a técnica era única no mundo). Aos 32 anos, ele se mudou para o Brasil como executivo de uma empresa de carros.

O sabor incomparável do gelato italiano que marcaram “la dolce vitta”, enquanto ainda vivia na Europa, permaneceu vivo na memória afetiva mesmo com o passar dos anos, assim como para sua filha Luisa Coladangelo. Pai e filha são dois apaixonados por gastronomia – essa é uma característica da família, que tem histórico com restaurantes na Itália.

Há 9 anos, o pai de Luisa se aposentou e, juntos, começaram materializar o negócio familiar.  A ideia era trazer o gosto da Itália para o Brasil, sem perder as características dos tradicionais gelatos de lá. Assim, nasceu a Gelateria Piemonte. Dos insumos ao maquinário, quase tudo vem diretamente da Itália – as refrescantes receitas são feitas por um técnico da Toscana, os delíciosos biscoitos utilizados no sanduíche de gelato – delícia que Luisa saboreava na sua infância –  vêm de Gênova e as máquinas são da italiana Laife. E tudo é estrategicamente produzido no Centro do Rio em uma fábrica de 2 mil m².

Sabores de Sicília e seus aliados

Os autênticos sabores são como uma viagem pela Itália. A começar pelo Sabores de Sicília, receita da família, que foi trazida de lá por Coladangelo. Fiore de latte, casca de laranja e granela de pistache mesclados em uma massa cremosíssima e congelante que derrete na boca e aguça os sentidos. A versão de cheesecake de amarena traz o azedinho suave da cereja selvagem e crocantes de biscoito. Outra opção é o gelato de caramelo com um toque de flor de sal que acentua o seu sabor e cremosidade. O sabor de avelã crocante é feito com nocciolas (avelãs) inteiras da região do Piemonte que garantem uma textura inconfundível. O menu conta ainda com os clássicos vanilla, pistache, chocolate intenso e light e morango (vegano).

“Não quero que ninguém que queira tomar sorvete não possa”, a frase de Luisa Coladangelo define bem o propósito da marca. Eles têm diversas opções de tipos de gelato – veganas, sem glúten, light, diet e até para pets (manga, melancia, banana e água de coco).

 Projeto de expansão

Hoje a marca já tem sete lojas, indo para o seu oitovo ponto carioca, sendo uma flagship com quase 300m² em plena Av. Atlântica – além, de unidades Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, Botafogo – no Shopping Rio Sul, Barra da Tijuca e Recreio e em breve o quiosque em Copacabana. Vale ressaltar que a fábrica de 2.000 m² no bairro do Santo Cristo – Centro da Cidade, é toda equipada com maquinário importado da Itália e preza pela autenticidade dos verdadeiros gelatos italianos.

A Piemonte se tornou no Rio referência quando se trata de sabores tipicamente italianos, sem adição de conservantes e opções para todos os gostos, como gelatos veganos, sabores tradicionais, gelato no palito, biscoitos gelatos e os nossos queridos pets não ficam de fora com os dog-lés.

Sobre Luisa Coladangelo

Luisa Coladangelo, proprietária da Gelateria Piemonte, é uma mulher de sucesso. De família italianíssima – com produção de queijo em Piemonte, a empresária abriu a 8ª unidade da Gelateria Piemonte, um quiosque em Copacabana, em três anos de marca, sendo uma flagship com quase 300m² em plena Av. Atlântica.

 O amor do pai Michele Coladangelo pela gastronomia, que teve a infância em Turim se deliciando com os famosos gelatos de Piemonte, passou para a filha Luisa. O sabor incomparável do sorvete cremoso permaneceu vivo na memória afetiva dos dois com o passar dos anos. E o amor pela gastronomia não para por aí, já que a família, que já teve restaurantes no país da bota, hoje possui produção de queijo de ovelha na cidade natal de Michele.   
E como a fruta não cai longe da árvore, Luisa logo percebeu que seu destino seria caminhar ao lado do pai – largou seu emprego como Gerente de Marketing e Relações Públicas no Le Cordon Bleu e trouxe para o Rio de Janeiro o sabor da Itália com a inauguração da Piemonte Gelateria há cerca de três ano, com criações que não perderam características dos tradicionais gelatos de lá.   

Luisa Coladangelo, que em sua carreira profissional havia passado ainda por empresas como Johnson & Johnson e Grupo Essilor, era bem preparada também em sua formação acadêmica já que é Mestre em Ciências – Gestão Internacional de Negócios, formada com mérito pela King’s College London.   





Serviço

Gelateria Piemonte

Instagram – @piemontegelateria   

Quiosque  Copacabana – Posto 5, em frente ao Museu da Música e do Som

Loja Copacabana – Avenida Atlântica – 3056  

Loja Leblon – Rua Humberto de Campos- 827

Loja Jardim Botânico – Jardim Botânico – 568

Loja Ipanema – Visconde Pirajá – 330

Loja Botafogo – Shopping Rio Sul – 4 andar

Loja Barra – Av. Olégario Maciel, 260

Loja Recreio – Rua Edson Sá, 1