Alex Ferraz

Azeite Sabiá recebe prêmio de “Empresa do Ano” pelo LODO Guide

Bia Pereira e Bob Vieira_Cred Willy Biondani

As Fazendas do Azeite Sabiá acabam de ser escolhidas, em Genova, Itália, pelo mais antigo e tradicional concurso de azeites de oliva extravirgem do mundo, o italiano LODO Guide, a EMPRESA DO ANO. Um feito inédito de um azeite brasileiro na história do concurso, que tem 32 anos. Com isso, o Sabiá coloca o Brasil no mais alto patamar de qualidade na produção de azeite extravirgem no planeta. A marca criada pelos produtores Bob Costa e Bia Pereira concorreu com duas das mais tradicionais e prestigiadas companhias italianas: Marfuga, fundada em 1817, e Frantoi Cutrera, que produz desde 1906.

No e-mail enviado aos produtores comunicando o prêmio, os organizadores do LODO destacaram que “mais uma vez, este ano, o azeite Sabiá criou verdadeiras obras-primas – óleos que, através de suas notas aromáticas, capturam toda a sua experiência, dedicação e trabalho duro”. E por fim: “Após cuidadosa consideração e análise, temos o prazer de atribuir às FAZENDAS DO AZEITE SABIA o prémio de ‘EMPRESA DO ANO’. Este é realmente um dos prêmios de maior prestígio! Os mais calorosos parabéns. O Azeite Sabiá é ‘Volto dell’Olio 2024′”

Lançado comercialmente em 2020, o Azeite Sabiá é o único a ser produzido em dois dos melhores terroirs brasileiros, a Serra da Mantiqueira (SP) e a Serra do Sudeste (RS). Em sua quarta safra comercial, já coleciona 86 prêmios internacionais – foram mais de 20 pódios só em 2023. Em Santo Antônio do Pinhal, a Fazenda do Campo Alto recebe visitantes que querem aprender mais sobre o processo de produção, além de oferecer degustações e boutique. Mais nova, a Fazenda Sabiá da Vigia, em Encruzilhada do Sul, acabou de fazer sua segunda colheita, e está se preparando para receber visitantes na próxima safra. O lagar gaúcho foi desenvolvido sob medida pelo italiano Giorgio Mori, criador da máquina que revolucionou a produção de azeite extravirgem no mundo;

SOBRE O LODO

LODO, evolução do L’Orciolo D’Oro, é a competição mais antiga do mundo dedicada ao azeite extravirgem. O LODO é a única competição profissional internacional que conta com 32 edições consecutivas. Neste ano de 2023, para edição do LODO Guide 2024, participaram 809 azeites extravirgem de 25 países diferentes. O LODO Guide divulga os melhores azeites extravirgem do mundo, considerados de excelência. LODO é um projeto Qualifying Gourmet QG, cujo diferencial reside na qualidade de cada produto apresentado. Através de campanhas científicas e técnicas destinadas a comunicar as propriedades qualitativas e sanitárias associadas ao azeite extravirgem, o LODO sensibiliza os consumidores para os benefícios do uso diário deste maravilhoso alimento. Os produtores de azeite que vencem a competição LODO gozam de maior visibilidade nos mercados mundiais.

Sair da versão mobile