Alex Ferraz

ESPECIALIZADAS EM MONITORAMENTO DE TEMPERATURA DA CADEIA DO FRIO, CARIOCA SYOS E CATARINENSE PACKID ANUNCIAM FUSÃO

A startup carioca SYOS e a catarinense PackID anunciaram a seus clientes e colaboradores que concluíram em janeiro de 2023 uma operação para fusão das duas empresas. Ambas atuam no mesmo setor, o de monitoramento de temperatura na cadeia do frio, ajudando a resolver um dos principais problemas de quem produz, transporta ou vende alimentos e medicamentos que necessitam de refrigeração: o desperdício e comprometimento de produtos por falta de conservação adequada.

Com a fusão, será possível ampliar a oferta para toda a cadeia produtiva de alimentos e medicamentos que exigem refrigeração, como indústrias, transportadoras, centros de distribuição, operadores logísticos, mercados, food service, laboratórios, clínicas e hospitais.

Esta expansão será possível graças à complementaridade do trabalho das duas startups: desde sua fundação, a SYOS esteve mais focada no setor do varejo alimentar, enquanto a PackID tem a maior parte de seus clientes na indústria farmacêutica.

Por meio do uso de Inteligência artificial e Internet das Coisas, as startups oferecem soluções para que os clientes possam gerenciar o frio de câmaras frias, balcões e gôndolas e identificar com antecedência falhas que podem comprometer a qualidade das mercadorias, reduzindo perdas financeiras e desperdício.

Com a fusão, o nome da empresa permanece SYOS e o time da PackID será incorporado na nova estrutura.  O CEO continuará sendo o engenheiro de produção Paulo Lerner, enquanto a CEO da PackID, a engenheira de alimentos Caroline Dallacorte, entra para o time exercendo a função de diretora de Crescimento. Com faturamento projetado superior a R$ 20 milhões, a SYOS tem como meta alcançar mais de 1 mil clientes em 2023.

“É com enorme satisfação que anunciamos a fusão com a PackID. Ganharemos conhecimento de novo segmento de atuação e contaremos com a experiência no mercado da founder Caroline Dallacorte para virar referência na gestão do frio alimentar e fármaco”, comenta Lerner.  

Caroline Dallacorte comemora a união das duas startups, onde a troca de diferentes experiências e tecnologias levará a uma nova e importante fase de atuação. “Nossos clientes poderão enxergar uma união de forças, que trará mais resultados e ganhos para eles através da evolução tecnológica de serviços da nossa plataforma. Assim, poderemos entregar cada vez mais excelência, sempre buscando resolver a dor do cliente e contribuindo com o nosso propósito como empresa”, explica ela.

DESPERDÍCIO

O desperdício de alimentos é um problema que mobiliza organizações de todo o planeta e sua redução é uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030. De acordo com o último levantamento do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), em 2019, 931 milhões de toneladas de alimentos vendidos às famílias, varejistas, restaurantes e outros serviços alimentares foram desperdiçadas. Um terço dos alimentos produzidos são desperdiçados.

Em sua nova fase de atuação, compreendendo toda a cadeia produtiva, a SYOS pretende criar um selo de certificação de monitoramento de temperatura, com o objetivo de ajudar produtores e comerciantes a demonstrar à sociedade sua preocupação com a qualidade dos alimentos e a redução do desperdício.

SOBRE A SYOS

A SYOS, primeira plataforma de inteligência artificial no Brasil criada para revolucionar a cadeia do frio alimentar, foi fundada em 2019 no Rio de Janeiro. Com a captação de recursos com investidores anjos, lançou sua tecnologia em alta escala, um produto único no mercado.  Em 2020, recebeu aporte do fundo de venture capital (KPTL) e iniciou a produção de sensores na Zona Franca de Manaus. No ano seguinte, fechou o primeiro grande contrato com supermercados e inaugurou escritório em São Paulo.  Em 2022, a SYOS recebeu um aporte financeiro da Indicator Capital, ajudando na expansão do negócio para todas as regiões do país. Por meio de software, sensores sem fio e inteligência artificial, que identifica problemas antes mesmo que eles aconteçam, a plataforma garante o acondicionamento adequado de mercadorias perecíveis, além de informações, como histórico de equipamentos, relatórios de acordo com exigências de órgãos sanitários, entre outros, que simplificam o processo de gestão dos refrigeradores. A tecnologia da SYOS já está operando em mais de 200 mil refrigeradores na América Latina.

SOBRE A PACKID

A PackID surgiu com o propósito de revolucionar o monitoramento de temperatura e umidade de produtos através da tecnologia e inovação. Foi fundada em 2016, em Chapecó (SC), com o objetivo de resolver o problema da falta de informações confiáveis na cadeia de distribuição. Aplicando inteligência de dados, a startup auxilia clientes na garantia de qualidade de seus produtos, na redução de custos com energia e na tomada de ações preventivas. Este monitoramento se dá de forma macro, abrangendo baús de caminhão, câmaras, ambientes, pallets e outros, mantendo o foco na rastreabilidade. A PackID recebeu aportes de diversas instituições de fomento. No ano de sua fundação, foi a primeira colocada na competição AdMaCom (Advanced Materials Competition), realizada em Berlim, concorrendo com 20 startups finalistas e, no ano de 2020, recebeu investimento do Fundo WE Ventures, que tem como foco startups que possuam na sua sociedade mulheres empreendedoras. 

Sair da versão mobile