Alex Ferraz

Psicólogo Alexander Bez comenta sobre como a depressão influencia o tratamento de pacientes soropositivo

Alexander Bez

A depressão é presente na vida de milhares de pessoas e afeta em torno de 53% dos pacientes que possuem HIV, após o diagnóstico do vírus os indivíduos passam por um momento de aceitação, tristeza profunda, incertezas, medos e insegurança. Nesse momento de vulnerabilidade os sintomas intensos de tristeza e a perda de interesse pela vida dão espaço para o transtorno mental, fator decisivo durante o tratamento contra a AIDS e a grande influência para o abandono do tratamento. Pensando nisso, o psicólogo Alexander Bez fala sobre o transtorno e como ele afeta a vida dessas pessoas.

1.    Qual o impacto da depressão no tratamento contra o HIV?

O impacto da depressão no tratamento do HIV é bastante significativo, pode atrapalhar o andamento do tratamento e prejudicar a eficácia das medicações, além disso, a depressão pode desencorajar os pacientes no uso dos remédios e impedir que o indivíduo conclua o processo, afetando consideravelmente o tratamento. 

2.    Em torno de 50% dos pacientes com diagnostico de Aids desenvolvem depressão e 30% são mulheres, os números apresentam uma diferença significativa entre os gêneros. Por que as mulheres estão mais suscetíveis a desencadear esse transtorno?

A depressão pode ser desencadeada em ambos os sexos, porém as mulheres são mais suscetíveis a ter esse transtorno principalmente com o estresse contínuo devido ao diagnóstico do HIV. 

3.    Quais fatores aumentam o risco de desenvolver depressão em pacientes soro positivo?

A manifestação dos sintomas relacionados a doença como: pessimismo, tristeza, falta de vontade e a perda de interesse pela vida em um nível avançado. A depressão pode ser endógena chamada de transtorno depressivo maior (desencadeada devido a fatores do organismo do indivíduo ou quando já possui uma predisposição genética) ou exógena (esse tipo de depressão está relacionado ao estresse, traumas, problemas profissionais e familiares são os causadores da doença, é o caso dos pacientes com HIV). Porém, a depressão em conjunto com a AIDS, altera a gravidade da patologia e da condição clínica do indivíduo, devido ao estresse intenso e o aparelho imunológico debilitado pode tornar a depressão permanente.

Sair da versão mobile