Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    segunda-feira, 11 de agosto 2025
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    • Beleza
    • Carnaval
    • Cultura
    • Economia
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Social
    • Turismo
    • + MAIS
      • Esportes
      • Famosos
      • INTERNACIONAL
      • Música
      • Negócios
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • TV
    Alex Ferraz
    Home»Notícias»Campanha da MTV contra violência e desigualdade de gênero

    Campanha da MTV contra violência e desigualdade de gênero

    04/09/2020Updated:04/09/2020Nenhum comentário Notícias
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

    A MTV e a Plan International acabam de anunciar nova fase da campanha para “Para e Pensa – A Desigualdade de Gênero Também é Problema Seu”. ‘Eu Assumo’ traz, a partir de hoje, pílulas com confissões sinceras de comportamentos sexistas de nomes como Paulo Miklos, Di Ferrero, Fred Desimpedidos, Caue Moura Rômulo Delgado (Homem em Construção) e Rafa Vieira (De Férias Com o Ex Brasil e Amor e Ódio: Acashore) . Os depoimentos serão exibidos na TV e nas redes sociais da MTV.

    ‘Eu Assumo’ irá reunir, além dos nomes citados acima, vários depoimentos de homens e mulheres (famosos e audiência) que assumem a responsabilidade por comportamentos sexistas. E se arrependem.

    Confira trechos dos depoimentos:

    Quais atitudes anti-machistas você se compromete a a fazer daqui pra frente?

    “O primeiro princípio é não atrapalhar. É parar de fazer piada, não menosprezar o esporte feminino. Conheço muitos homens que nunca assistiram a um jogo de futebol feminino e falam que é sem graça“, Fred Desimpedidos.

    “Romper a maneira de fazer sempre as mesmas coisas. Aquilo de estar sempre entre os homens, com os brothers. É justamente o que leva a essa situação de exclusão“, Paulo Miklos .

    Lembra uma vez que você foi machista?

    “Há um costume aqui no Carnaval do homem se vestir de mulher. E eu vi que quando eu me fantasiava de mulher era de uma maneira pejorativa. Eu não estava sendo um aliado da igualdade de gênero. Eu estava colocando mais fogo e alimentando o patriarcado“, Rômulo Delgado .

    “Eu era machista pra caramba e não percebia. Eu falava a real para não iludir. Dizia: não vou ficar junto, só estou curtindo… E a menina me perguntou: porque você está falando isso? Você acha que eu quero ficar junto? Na hora, mudou uma chavinha na minha cabeça“, Di Ferrero .

    E você? Já fez algo machista de que se arrependeu?

    “Eu tenho toda certeza de que já reproduzi muita injustiça e já falei muita merda. Aliás, todos os meus vídeos de 2014 para trás, eu tirei do ar pra não ter que filtrar tanta coisa – porque eu sabia que era coisa demais. E eu parei de divulgar esse passado, parei de passar para frente“, Caue Moura .

    “Já disse frases que, se eu me escutasse hoje em dia, seria o primeiro a me repreender. Por exemplo, ‘nada contra, eu só não curto afeminado’. A mesma coisa em relação à transfobia. Já fui transfóbico no passado, antes de ampliar minhas visões. Já cheguei a tecer elogios ‘nossa, mas você é linda, nem parece trans’, como se a pessoa parecer trans fosse algo negativo”, Rafa Vieira .

    Para e Pensa

    A campanha Para e Pensa tem como objetivo aquecer as discussões sobre desigualdade de gênero na região, além de envolver e incentivar os jovens nesta causa. O objetivo é alertar não apenas as mulheres, mas a sociedade em geral, para esse problema que a pertence a todos. “Para e Pensa” está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 5 que diz: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas “.

    A campanha tem diversas ações multiplataforma que compartilham mensagens positivas e reconhece, os esforços de quem está fazendo a diferença na luta pela igualdade de gênero. Dentre elas, vídeos informativos exibidos no canal de TV, posts nas redes sociais e lista de transmissão de conteúdo via Whatsapp para quem estiver interessado em receber o conteúdo, em primeira mão. Para fazer parte dessa comunidade basta acessar o grupo através do QR Code que ficará fixo na tela durante a exibição da campanha.

    Para e Pensa foi lançada em 8 de março, quando a programação do canal foi invadida por depoimentos de mulheres que são destaque em seus países, intervenções gráficas com frases sobre a violência contra as mulheres e um QR Code fixo na tela levava a audiência ao Instagram da MTV, para acompanhar um carrossel com imagens desta iniciativa e também com a explicação do mote da campanha.

    A campanha Para e Pensa não leva em consideração quem é de direita, centro ou esquerda, a questão levantada está acima de qualquer conversa partidária. Tampouco importa a religião, crenças, gostos ou convicções, o que importa é combater as agressões contra as mulheres, em todas as suas formas. E esse é um problema de todes.

    Violência em tempos de distanciamento social

    Dados levantados pela Plan International retratam uma triste realidade: enquanto o isolamento social segue sendo muito importante para prevenir a disseminação da COVID-19, ficar em casa coloca mulheres e meninas em risco e tem como consequência o aumento a violência doméstica, além de afastá-las da educação, de serviços de proteção e da comunicação com meio externo via redes sociais. Segundo a Plan International, a América Latina possui os maiores índices de violência de gênero do mundo. Ainda segundo a ONG, até este momento, 743 milhões de meninas estão sem acesso à educação. Tal cenário reduz a oportunidade de desenvolvimento e contribui com o aumento da disparidade de gênero no futuro. Uma menina com educação defasada tem três vezes mais chances de se casar enquanto ainda é criança e torna-se também mais vulnerável. De acordo com a Plan International, se a orientação para ficar em casa perdurar até o fim do ano, 31 milhões de meninas e mulheres enfrentarão violência de gênero.

    ***

    A MTV Brasil tem como público-alvo os jovens, principalmente na faixa etária de 15 e 30 anos – quase metade da audiência do canal é formada por pessoas de 18 a 34 anos. A MTV é top of mind dos jovens brasileiros: reúne programação variada e multiconectada, assim como o perfil de seus espectadores. Só no Brasil, são mais de 15 milhões de domicílios assinantes, com potencial de impacto de aproximadamente 47 milhões de pessoas. A marca MTV está presente em várias plataformas digitais: Facebook, Instagram, Twitter, Google Plus, Spotify, Snapchat e Rede Music. Fazem parte da grade de programação do canal produções locais como o reality De Férias com o Ex Brasil, o MTV Hits que traz as novidades do mundo da música – além de reality shows, séries e animações internacionais. Produção original brasileira, o reality Adotada foi indicado ao Emmy Internacional® 2016 na categoria ‘Programa de Entretenimento Não Roteirizado’. A MTV também apresenta sucessos do portfólio da ViacomCBS International, como Geordie Shore e Just Tattoo Of Us, além do melhor do conteúdo global do canal, dublado em português e com opções legendadas. Proporcionar experiências relevantes aos jovens, trazendo para o Brasil grandes eventos que a marca faz em outros países, como o MTV MIAW, é um dos objetivos da MTV. Desde agosto de 2018, o canal MTV Live HD estreou no país, com exclusividade na operadora de TV, Claro, complementando o portfólio da ViacomCBS na região.

    ***

    A ViacomCBS Networks Americas, unidade da ViacomCBS Inc. (NASDAQ: VIAC), é formada por muitas das marcas de entretenimento mais emblemáticas do mundo. Seu portfólio na América Latina e no Canadá inclui MTV, Nickelodeon, Nick Jr., Comedy Central, Paramount Network, Telefe e Vidcon. O portfólio também abrange a Tr3s, uma rede de cabo hispânica nos EUA. A ViacomCBS Networks Americas também contempla os estúdios Viacom International Studios, Viacom Digital Studios International e detém uma participação majoritária do coletivo Porta dos Fundos, principal criador de conteúdo de comédia no Brasil e Backdoor voltado ao público de língua espanhola. Os negócios multiplataforma da empresa incluem PlutoTV, Noggin e Paramount+; os aplicativos Nick Play, Mi Telefe e Telefe Noticias; os produtos sob demanda, Nick First e My Nick Jr., além de vários sites.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Veja também...

    Felipe Titto compartilha estratégia por trás de seu ecossistema de marcas no Rio Innovation Week

    09/08/2025

    Forneria Carioca presenteia pais com pizza doce no domingo temático

    09/08/2025

    Combo com afeto e desconto – Justo Café lança menu especial no Dia dos Pais

    09/08/2025

    Comments are closed.

    Últimas Notícias
    • Adriano Oliveira: De Estagiário a Empresário de Sucesso no Ramo Óptico
    • Presentes com identidade regional: como surpreender com estilo
    • Felipe Titto compartilha estratégia por trás de seu ecossistema de marcas no Rio Innovation Week
    • Shoppings do RJ celebram o Dia dos Pais com sorteios e ações de “compre e ganhe”
    • Palestras de profissionais como Patricia Bonaldi da PatBO e Caito Maia da Chilli Beans marcam o 1º dia do Focus Fashion Summit 2025
    • Forneria Carioca presenteia pais com pizza doce no domingo temático
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    © 2025 Alex Ferraz.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.