
Após finalizar a primeira etapa do projeto que arrecadou doações para duas ações que oferecem acolhimento e apoio para mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de relacionamentos abusivos o Projeto Brazilinas entra em sua segunda fase com foco em capacitação profissional e desenvolvimento pessoal para mulheres e fecha parceria com plataforma exclusivamente feminina: Lady’s Mall.
A ideia é unir forças dentro do conceito #juntassomosmaisfortes que norteou as duas iniciativas, criadas no Brasil, por mulheres que acreditam na sororidade e na importância da valorização e empoderamento feminino na sociedade atual.
Plataforma totalmente feminina, Lady’s Mall nasceu para dar voz a mulheres do mundo inteiro, que de alguma forma, empreendem e são protagonistas de suas vidas. São mulheres que movimentam a economia da região e do país em que vivem e que por serem mulheres empreendedoras enfrentam algumas situações adversas mais que os homens que empreendem.
São mulheres, que por meio da criatividade e ousadia, conquistam espaço no mercado de trabalho. São destemidas, líderes, essenciais para fazer e acontecer.
Lady’s Mall é uma vitrine virtual criada por Lu Braga com a proposta de ajudar mulheres do mundo inteiro a se conectarem e juntas, venderem produtos, serviços e fortalecerem o networking.
“A plataforma é exclusiva para mulheres, independente da área de atuação. Seja estilista, médica, artesã, chef de cozinha, dentista, cabeleireira, maquiadora, costureira, agente de viagem, professora, nutricionista, arquiteta, engenheira, advogada, jornalista, cerimonialista, não importa. Você precisa ser mulher e junto com outras mulheres, conquistar e fortalecer novos mercados” destaca Lu Braga.
O Projeto Brazilinas foi idealizado por Daniele Costa, que é especialista em desenvolvimento humano, e no início da quarentena sentiu o chamado para de alguma forma contribuir com mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social.
A inspiração para o projeto e o nome Brazilinas veio de sua sogra Brazilina que era assistente social e atuou no Rio de Janeiro desenvolvendo trabalhos com mulheres. Sua sogra é falecida, mas foi quem a inspirou. Daniele então convidou outras mulheres para formarem um Coletivo e iniciarem os trabalhos ainda no período de distanciamento social para ajudar com as principais necessidades do momento.
Dentro do contexto da Pandemia a primeira fase do projeto Brazilinas contou com duas campanhas na plataforma Solidário Brasil. Uma para a Casa Noeli que abriga mulheres vítimas de violência doméstica em Ariquemes, Rondônia, e outra para o programa Apolônias do Bem que reúne dentistas voluntários no atendimento odontológico para mulheres que sofreram agressões e tiveram rosto, boca, dentição atingidas.
As campanhas contribuiram com a compra de cestas básicas e materiais de limpeza para Casa Noeli e com a compra de EPIs específicos para os dentistas voluntários do programa Apolônias do Bem realizarem atendimentos com segurança para eles e as pacientes que já foram vítimas de agressão física.
O Projeto Brazilinas e a plataforma Lady’s Mall unem forças para que mulheres que pretendem empreender em alguma área, mas que necessitam de orientações e incentivo para tirar seus planos do papel.
“Muitas vezes as mulheres não conseguem sair do círculo vicioso do relacionamento abusivo por questão de sobrevivência material, por serem dependentes financeiramente do parceiro abusador, muitas delas não podem abandonar a vida que vivem, por mais, que desejem recomeçar longe do agressor. Então contribuir para que essas mulheres tenham seus próprios negócios é uma forma de empoderamento feminino capaz de quebrar o círculo vicioso do relacionamento tóxico, é uma forma de libertação para essas mulheres.”, declara Daniele Costa, idealizadora do Projeto Brazilinas.