
O vinho acabou na hora de preparar um risoto? Não se preocupe, você pode substituí-lo por sake e dar um toque oriental para este prato que é um clássico da culinária italiana. “Em recomendação simples, sugere-se o uso do sake mirin em substituição aos vinhos tintos e o sake seco para substituir vinho branco”, conta Eiji Tomimatsu, chef consultor da Azuma – referência em alimentos japoneses no Brasil.
Para quem vai preparar o risoto com sakes a sugestão do chef é usar os sakes culinários, o seco ou mirin, dependendo da receita. “A regra para saber qual tipo usar é pensar no prato como um todo, não apenas no contraste entre doce e acidez”, explica o chef Tomimatsu. A principal diferença entre eles é a presença do sabor adocicado na sake mirin.
No preparo de um risoto de carne por exemplo, pode-se usar o sake seco, no lugar do vinho tinto, já na hora de fazer um risoto de camarão ou vegetais, o vinho branco pode ser substituído pelo sake mirin. Além disso, o sake comum, utilizado em drinks também é um opção, mas segundo o chef Tomimatsu, o sabor no prato pode ser muito forte, caso a pessoa não esteja acostumada com a bebida.
Segundo o chef, as bebidas alcoólicas têm três funções dentro da cozinha. A primeira é ajudar os grãos a liberarem amido mais rápido, já que o álcool fornece acidez, o que facilita esse processo durante o cozimento, reduzindo o tempo de cocção. Além disso, o álcool permite que os sabores presentes nos ingredientes usados no risoto se concentrem mais e ganhem evidência, além de atribuir acidez ao prato.
Sobre a Kikkoman do Brasil
Com mais de 300 anos de tradição, a Kikkoman tem como berço uma fábrica de shoyu do século de 16, pertencente às famílias Mogi, Takanashi e Horikiri. Fundada em 1917, em Noda, no Japão, a Kikkoman se desenvolveu mundialmente com o propósito de contribuir para uma vida com sabores mais ricos e saudáveis. Atualmente é a maior produtora de shoyu do mundo e principal marca no Japão, América do Norte, Europa e Austrália, apresentando ainda em seu portifólio uma ampla variedade de molhos orientais, além de bebidas alcoólicas e temperos.
No Brasil, a Kikkoman é detentora das marcas de alimentos Azuma (shoyus, missô, molhos, temperos para sushi e sake culinário), arroz Mirokumai (marca amplamente reconhecida pelos maiores chefs da culinária oriental), e de bebidas Azuma kirin (sake e prontos para beber à base de sake, com a marca Sparkling). As marcas Azuma e Azuma Kirin carregam em seu DNA, mais de 85 anos de história no Brasil, a começar pela fundação da Tozan, em 1934, que mais tarde passou por um processo de transição para Azuma Kirin Company, empresa que pertencia à multinacional Kirin Holdings.