
Crédito: Leonardo Kazuya/ NotCo
• Restaurante Why Not™ começa a operar pelo aplicativo iFood em São Paulo
• Consumidores poderão provar em primeira mão o Not Burger, hambúrguer 100% vegetal com sabor e suculência de um hambúrguer de origem animal
• Além de menu fixo, restaurante terá cardápio rotativo durante um mês com receitas enviadas por cozinheiros afetados pela pandemia, como forma de valorizar o seu trabalho
A startup de alimentos plant-based NotCo, já presente com seus produtos em supermercados, empórios e comércio online, inaugurou nesta quarta-feira (15) um restaurante próprio pelo aplicativo iFood em São Paulo, o Why Not™. Pelo restaurante, a NotCo vai oferecer pela primeira vez no Brasil o Not Burger, hambúrguer vegetal com o sabor e a suculência como os de carne de vaca, que em alguns meses ganhará também uma versão para distribuição a mercados e restaurantes.
O Why Not™ tem cardápio com sanduíches, acompanhamentos e bebidas que levam os produtos da NotCo, todos 100% à base de plantas e com sabor, textura e valor nutricional muito próximos dos alimentos de origem animal. Além de hambúrgueres, os consumidores poderão pedir batata frita com Not Mayo – maionese sem ovos e à base de grão de bico – e Not Milkshakes feitos com Not Milk e Not Ice Cream – alternativas ao leite e sorvete cremoso.
“O Why Not™ funcionará como um laboratório criativo da NotCo. Os consumidores de São Paulo poderão experimentar novas criações do Giuseppe, a nossa inteligência artificial, antes mesmo que elas sejam escaladas industrialmente para distribuição ao varejo e outros restaurantes”, diz Luiz Augusto Silva, presidente da NotCo no Brasil .
Campanha Menu Compartilhado
Junto com o lançamento do Why Not™, a NotCo promove a campanha Menu Compartilhado, para valorizar e divulgar o trabalho de cozinheiros que perderam seus empregos por conta da pandemia. A startup abriu um processo seletivo para que cozinheiros e chefs que foram afetados pela crise enviassem receitas com o Not Burger para serem executadas e vendidas pelo Why Not™. O processo seletivo ficou aberto entre 6 e 11 de julho e, no total, foram escolhidas 8 receitas. Cada um dos seus criadores vai receber R$ 3 mil, além do lucro das vendas do seu sanduíche.
A cada semana, durante um mês, o menu do Why Not™ terá dois sanduíches criados pelos cozinheiros selecionados. Os dois primeiros já estão disponíveis na aba “Menu Compartilhado” na página do restaurante no iFood. Os profissionais escolhidos também terão nome e currículo divulgados, como forma de promover os profissionais neste momento de crise. A cada semana, durante um mês, o menu do Why Not™ terá dois sanduíches criados pelos cozinheiros selecionados. Os dois primeiros já estão disponíveis na aba “Menu Compartilhado” na página do restaurante no iFood. Os profissionais escolhidos também terão nome e currículo divulgados, como forma de promover os profissionais neste momento de crise.
I.A. na equipe de chefs de cozinha
Fundada em 2015 no Chile e lançada no ano passado no Brasil, a NotCo tem a missão de reinventar a indústria alimentícia, produzindo comidas que levam apenas plantas e nenhum animal. Para isso, usa um algoritmo de inteligência artificial – apelidado de Giuseppe -, que formula substitutos de alimentos com carne, ovos, leite e derivados.
Algumas das criações do Giuseppe, como o Not Milk, Not Ice Cream e Not Mayo, alternativas a leite, sorvete e maionese, já estão disponíveis em grandes redes de supermercado, lojas, empórios e comércio online no Brasil. Os produtos da NotCo chegam a emitir 70% menos CO2 e a consumir 90% menos água.
Além de formular os alimentos da NotCo, a inteligência artificial sugere receitas com os produtos. Assim, o Giuseppe também será responsável pela cocriação de pratos do cardápio do Why Not™, junto com uma equipe de cozinheiros da Green Kitchen, cozinha digital 100% plant-based que é parceira da NotCo na operação do restaurante.
A Green Kitchen abriga diferentes restaurantes, como o Plant-Made, da cadeia internacional do chef Matthew Kenney, um dos maiores especialistas em gastronomia plant-based do mundo. As duas marcas fazem parte do do Grupo Planta, fundado por Daniele e Fabio Zukerman e formado por negócios de produção, distribuição, restaurantes e serviços delivery de alimentos a base de plantas.