
“Villa-Lobos e Municipal como palco de composições inéditas” é o tema da Live Theatro Municipal Palco Livre que vai reunir, na próxima terça, dia 30 de junho, às 15h, a historiadora e chefe do Centro de Documentação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (CEDOC), Fátima Cristina Gonçalves e o maestro André Cardoso, professor da Escola de Música da UFRJ e vice-presidente da Academia Brasileira de Música.
Villa-Lobos fez composições inéditas com audição para todo o país e para o mundo a partir do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A música deste mestre representa um grande legado cultural para todos os brasileiros.
De acordo com a historiadora, a música de Villa-Lobos é o resultado de uma incursão antropológica que o compositor faz sobre a natureza, os ritmos, os enredos e os sons que envolvem o Brasil e sua gente: “o Theatro Municipal, neste contexto, representa o clímax da experiência: o compartilhamento dela com o público para um deleite coletivo”- finaliza Fátima.
No palco do Municipal, Villa-Lobos lançou suas composições para balés como Jurupary, Uirapuru, Descobrimento do Brasil e óperas como Izaht, A Menina das Nuvens e Yerma, além de várias músicas de concerto.
Durante a aula on-line, o espectador poderá participar fazendo perguntas ao vivo que serão respondidas pelos apresentadores durante a live. Além disso, é possível enviar previamente as questões, por meio de mensagens nas mídias sociais do Theatro ou através do e-mail ascomtheatromunicipal@gmail.com.