
A FM Logistic, um dos principais operadores de logística e supply chain do mundo, divulgou os resultados financeiros para o ano fiscal de 2019-2020, finalizado em 31 de março de 2020. A empresa registrou receita de 1,43 bilhão de euros, um aumento de 8,7% em relação ao período anterior. O EBIT (lucro antes de juros e impostos) também apresentou desempenho positivo, totalizando 42,5 milhões de euros, crescimento de 21%. Esses resultados reforçam o foco da companhia em crescer de maneira seletiva e lucrativa, reflexo do amplo relacionamento com os clientes e de um melhor desempenho operacional.
“A FM Logistic novamente alcançou uma performance favorável. O crescimento no EBIT confirma o impacto positivo do nosso plano estratégico denominado Focus. O incremento da receita foi inteiramente orgânico, suportado pela ampla atuação do time de vendas e oferta de novos serviços, principalmente, no omnichannel e logística urbana”, explica Jean-Christophe Machet, CEO da empresa.
Segundo ele, o surto de Covid-19 teve um impacto limitado no exercício anterior. No entanto, o início do novo ano fiscal se configurou em um período mais desafiador. Em abril e maio de 2020, a FM Logistic apresentou uma queda geral de 9% na receita em comparação ao mesmo período do ano passado, acompanhado de um aumento significativo nos custos operacionais relacionados às medidas de prevenção ao coronavírus.
“Continuaremos protegendo, prioritariamente, nossos colaboradores, atendendo às necessidades dos clientes e fortalecendo o balanço patrimonial. Quase todas as nossas unidades estão em operação. Porém, o mais importante é que temos uma situação financeira sólida, um portfólio de clientes equilibrado com empresas dos setores de bens de consumo, varejo, cosméticos, manufaturados e produtos de cuidados pessoais, tudo isso alinhado a uma atuação no e-commerce e na estrutura acionária familiar. Os serviços da cadeia de suprimentos ajudam a atender às necessidades essenciais dos clientes e, consequentemente, da população. Tudo isso nos dá confiança na nossa capacidade de superar esse período incomum”, completa.
As receitas foram bem distribuídas entre as regiões, com a França representando 38% e os outros países 62%. Os negócios no mercado francês cresceram 7,7%, para 550 milhões de euros. Na Europa Central e Oriental, o aumento variou de 8% a 16%.
A FM Logistic continua construindo sua presença em mercados emergentes e abriu novos armazéns multiclientes e centros de distribuição na Índia e no Vietnã para atender à demanda de longo prazo por serviços da cadeia de suprimentos. No Brasil, a nomeação de uma nova liderança local no início de 2019 deu um novo direcionamento aos negócios.