Alex Ferraz

Mais de 27 mil turistas são esperados durante o carnaval no Pier Mauá

O carnaval já invadiu as ruas da Cidade Maravilhosa desde janeiro e os turistas não param de chegar. Só na semana do carnaval, de 21 (sexta-feira) a 24 (terça-feira), mais de 27 mil turistas desembarcam no Pier Mauá em nove transatlânticos, onde cinco deles são internacionais. Vale lembrar que nesta temporada o Pier Mauá está recebendo o maior número de transatlânticos internacionais dos últimos 20 anos.

O Hamburg e o Island Princess são os primeiros a chegar com cerca de três mil turistas. O Hamburg esteve no Pier no dia 12 de dezembro do ano passado e retorna agora para o carnaval. O navio é basicamente de alemães. O Island Princess esteve no Rio no carnaval de 2018. Ambos ficam até o dia 22 na cidade, porém o primeiro parte à 1h.

Quem desembarcar no porto na manhã de sábado (22) a segunda (24) já vai começar a sentir o gostinho do carnaval carioca ainda no cais. O Pier Mauá vai promover uma ação com um grupo composto por passistas e ritmistas para dar boas-vindas aos recém-chegados.

Dia 22 chegam três navios: os já conhecidos MSC Fantasia e Sovereign que ficam só um dia na cidade e o internacional Volendam que vem pela primeira vez ao Pier Mauá e segue viagem no dia 23. Com a chegada desses navios, totalizam quatro embarcações só neste dia com uma média de 10 mil turistas.

O Celebrity Eclipse e o Azamara Pursuit chegam neste dia e permanecem na cidade até o dia 25.

Dia 24 mais dois navios chegam no Pier Mauá totalizando quatro embarcações. O Costa Pacifica que segue viagem no mesmo dia e o MSC Musica que vai embora dia 25.

A previsão é de que só na semana do carnaval (21 a 25) os turistas injetem mais de U$ 8 milhões na economia da cidade.

Para controlar toda essa movimentação e fazer com que tudo transcorra da melhor maneira possível, Alexandre Gomes, gerente de operações do Pier Mauá, ressalta que a logística é mais intensa durante esses dias.

“O carnaval é um mega evento e nossa operação nessa época do ano é bem grande. Temos todo um planejamento com diversos órgãos municipais que já tem sido parceiros desde sempre: Guarda Municipal, BPTUR, 5º BPM, DEAT, Prefeitura do RJ, RioTur, Centro Presente, CDURP, CDRJ, VLT, SMTR, CET RIO, CBMERJ, entre outros. Tudo para assegurar que a operação não só interna do porto, como também externa, funcione da melhor maneira possível”, ressalta Alexandre que ainda afirma que desde 2016, quando o Boulevard Olímpico foi inaugurado não houve nenhuma ocorrência de furto ou roubo no entorno do terminal, que envolve também o centro histórico.

Eleito por sete vezes como “O melhor Terminal de Passageiros da América do Sul” pelo World Travel Awards, considerado o “Oscar do Turismo Mundial”, os turistas que chegam ao Rio durante a temporada de cruzeiros são recepcionados nos armazéns 4 e 5 do Pier Mauá, sendo o embarque realizado no Armazém 4 onde se encontram os balcões de check-in (registro de entrada), lojas, lanchonete, serviços de câmbio, telefonia, internet, posto médico, farmácia, quiosque de informações turísticas e de serviços como táxis pré-pagos. O local ainda conta com parcerias com o VLT, roda gigante e Aquario, tudo para trazer mais comodidade aos visitantes que chegam na cidade pelo mar. A movimentação de bagagens é realizada no armazém 5. Os dois espaços são climatizados e operam dentro de padrões internacionais de segurança.

Durante todo o mês de fevereiro o Rio de Janeiro vai receber mais de cem mil turistas que optaram por chegar na Cidade Maravilhosa em 12 transatlânticos, sendo quatro deles retornando por várias vezes.

Sair da versão mobile