
O carnaval já invadiu as ruas da Cidade Maravilhosa desde janeiro e os turistas não param de chegar. Só na semana do carnaval, de 21 (sexta-feira) a 24 (terça-feira), mais de 27 mil turistas desembarcam no Pier Mauá em nove transatlânticos, onde cinco deles são internacionais. Vale lembrar que nesta temporada o Pier Mauá está recebendo o maior número de transatlânticos internacionais dos últimos 20 anos.
O Hamburg e o Island Princess são os primeiros a chegar com cerca de três mil turistas. O Hamburg esteve no Pier no dia 12 de dezembro do ano passado e retorna agora para o carnaval. O navio é basicamente de alemães. O Island Princess esteve no Rio no carnaval de 2018. Ambos ficam até o dia 22 na cidade, porém o primeiro parte à 1h.
Quem desembarcar no porto na manhã de sábado (22) a segunda (24) já vai começar a sentir o gostinho do carnaval carioca ainda no cais. O Pier Mauá vai promover uma ação com um grupo composto por passistas e ritmistas para dar boas-vindas aos recém-chegados.
Dia 22 chegam três navios: os já conhecidos MSC Fantasia e Sovereign que ficam só um dia na cidade e o internacional Volendam que vem pela primeira vez ao Pier Mauá e segue viagem no dia 23. Com a chegada desses navios, totalizam quatro embarcações só neste dia com uma média de 10 mil turistas.
O Celebrity Eclipse e o Azamara Pursuit chegam neste dia e permanecem na cidade até o dia 25.
Dia 24 mais dois navios chegam no Pier Mauá totalizando quatro embarcações. O Costa Pacifica que segue viagem no mesmo dia e o MSC Musica que vai embora dia 25.
A previsão é de que só na semana do carnaval (21 a 25) os turistas injetem mais de U$ 8 milhões na economia da cidade.
Para controlar toda essa movimentação e fazer com que tudo transcorra da melhor maneira possível, Alexandre Gomes, gerente de operações do Pier Mauá, ressalta que a logística é mais intensa durante esses dias.
“O carnaval é um mega evento e nossa operação nessa época do ano é bem grande. Temos todo um planejamento com diversos órgãos municipais que já tem sido parceiros desde sempre: Guarda Municipal, BPTUR, 5º BPM, DEAT, Prefeitura do RJ, RioTur, Centro Presente, CDURP, CDRJ, VLT, SMTR, CET RIO, CBMERJ, entre outros. Tudo para assegurar que a operação não só interna do porto, como também externa, funcione da melhor maneira possível”, ressalta Alexandre que ainda afirma que desde 2016, quando o Boulevard Olímpico foi inaugurado não houve nenhuma ocorrência de furto ou roubo no entorno do terminal, que envolve também o centro histórico.
Eleito por sete vezes como “O melhor Terminal de Passageiros da América do Sul” pelo World Travel Awards, considerado o “Oscar do Turismo Mundial”, os turistas que chegam ao Rio durante a temporada de cruzeiros são recepcionados nos armazéns 4 e 5 do Pier Mauá, sendo o embarque realizado no Armazém 4 onde se encontram os balcões de check-in (registro de entrada), lojas, lanchonete, serviços de câmbio, telefonia, internet, posto médico, farmácia, quiosque de informações turísticas e de serviços como táxis pré-pagos. O local ainda conta com parcerias com o VLT, roda gigante e Aquario, tudo para trazer mais comodidade aos visitantes que chegam na cidade pelo mar. A movimentação de bagagens é realizada no armazém 5. Os dois espaços são climatizados e operam dentro de padrões internacionais de segurança.
Durante todo o mês de fevereiro o Rio de Janeiro vai receber mais de cem mil turistas que optaram por chegar na Cidade Maravilhosa em 12 transatlânticos, sendo quatro deles retornando por várias vezes.