O Programa Imagens em Movimento completou sua nona edição transformando vidas a partir da linguagem audiovisual. O resultado desse trabalho será apresentado em uma Mostra Itinerante de curtas- metragens que exibirá 25 filmes realizados por estudantes das 13 escolas públicas atendidas em 2019, além de sessão retrospectiva de produções anteriores. As projeções serão seguidas de debates entre os jovens realizadores e convidados. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público (sujeitas à lotação das salas) e contarão também com curtas internacionais da rede Cinema Cem Anos de Juventude.
O primeiro dia da mostra aconteceu no último dia 18, com uma apresentação no Cinema Maison de France e contou com a presença de alunos das Escolas Municipal Roraima (Cordovil) e Municipal Brant Horta (Penha). As próximas apresentações acontecerão nos dias 26, 27, 28 e 29 na Lona Hermeto Paschoal (12h às 17h) de Bangu, Ponto Cine ( 9h30 as 13h) em Guadalupe, Cine Carioca Joia ( 9h30 as 13h) em Copacabana e Centro Coreográfico 4 ( 12h às 16h) na Tijuca, respectivamente.
Durante os anos de realização do Projeto, 1160 estudantes participaram das oficinas de cinema e 50 professores foram alunos do curso de formação em pedagogia do cinema, totalizando 1210 beneficiários atendidos diretamente pelo projeto, que também envolve demais membros do corpo docente das escolas, pais e familiares dos alunos, beneficiando-os indiretamente. Alguns alunos hoje trabalham no mercado audiovisual.
Desde 2011, o Programa Imagens em Movimento vem trazendo para a educação pública, novas possibilidades pedagógicas, por meio de oficinas gratuitas oferecidas aos estudantes e de cursos para educadores, além de mostras de filmes. Através de uma parceria pioneira na América Latina, o projeto é responsável pela integração de escolas públicas brasileiras em uma rede mundial fundada pela Cinemateca Francesa.