Segundo dados do Instituto nacional do Câncer (INCA), o cancêr da próstata pode levar à infertilidade porque ela mesma e os tratamentos possíveis, como radioterapia, hormonioterapia e/ou quimioterapia, afetam a função da glândula masculina responsável por produzir compostos importantes do líquido seminal que nutre os espermatozoides. O Dr. Igor Dutra, da Clínica Origen Rio fala sobre o assunto. Saiba mais:
· Um homem com câncer na próstata se mantém fértil?
R: O potencial de fertilidade deste homem pode ser fortemente prejudicado em decorrência dos tratamentos do câncer de próstata, podendo ocorrer, principalmente, ausência de ejaculação e/ou piora da qualidade seminal em decorrência da própria doença e radioterapia ou hormonioterpia.
· Quais as técnicas de preservação da fertilidade masculina?
R: O método mais seguro atualmente para preservação da fertilidade masculina de homens com câncer de próstata, é o congelamento do sêmen, que deve ser realizado antes deste homem ser submetido a qualquer tipo de tratamento oncológico.
Atualmente, o congelamento de espermatozoides, têm se mostrado uma técnica consagrada e segura, promovendo gravidez através do uso desta amostra seminal descongelada, por técnicas de reprodução assistida.
Caso este homem já tenha sido submetido a algum tipo de tratamento do câncer de próstata, uma avaliação ampla deste paciente deve ser realizada por médico urologista especialista em infertilidade, para que seja analisada a viabilidade de uso de técnicas cirúrgicas de recuperação de espermatozoides diretamente dos testículos. Porém, é importante ressaltar que não serão todos os homens que estarão aptos a utilização desta forma de tratamento, sendo necessário uma individualização de conduta médica para cada caso em específico.