Harmonização não seria só para vinhos? Engana-se quem pensa assim. A bebida mais popular também é compatível com muitos pratos, além do tradicional churrasco do final de semana. A gerente do setor de bebidas do SuperPrix, Vanessa Vieira, dá algumas dicas básicas sobre o assunto:
– Cerveja refrescante é perfeita com peixes assados em forno à lenha ou na brasa temperados de maneira simples, espetinho de camarão, mexilhão cozido em vinho branco e por aí vai. Em contra partida, pratos agridoce ou com toques picantes, reforçam a intensidade aromática
-.A bebida com o gosto de cerva mais pesado harmoniza com carne de porco frita com molho agridoce, comida chinesa, tailandesa, feijoada e comidas picantes em geral.
– Cervejas leves com boa carbonatação, toques adocicados, baixa intensidade e boa presença de malte e caramelo no aroma vão bem com cordeiro grelhado, ou kebab. Se a ideia for só petiscar é indispensável um bom presunto cru do tipo: pata negra.
– Para as que tem o gosto de malto menos marcante, de baixo amargor que privilegiam mais a presença do trigo, vale a pena investir em petiscos Amendoins, batatas, castanhas, frango frito, linguiça de frango e frutos do mar, além da possibilidade na preparação de drinques como a Pantera Cor de Rosa.
– Na versão ácida, prefira frutos do mar, de preferência frito, como sardinha, salmão, merluza e tilápia.
– Para a sobremesa, a dica são as cervejas escuras que harmonizam muito bem com receitas de chocolate, principalmente o preto.