A Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, 57º subseção Barra da Tijuca promoveu o evento “As Várias Faces da Violência Contra o Idoso,” lançando assim, a campanha Laço Roxo e também a cartilha do Estatuto do Idoso para conscientizar a sociedade sobre os direitos e deveres para com as pessoas acima de 60 anos. A cartilha foi lançada em parceria com a Fundação Fé, Esperança e Caridade (FEC) representada pela presidente Kristhel Byancco que na ocasião foi homenageada pelas ações em favor da melhor qualidade de vida dos idosos.
Segundo Kristhel Byancco a estratégia da Fundação Fec para disseminar o conteúdo da cartilha é promover ações que atinjam diretamente a vida dos cidadãos para que eles saibam as obrigações e deveres no dia-a-dia para com o idoso. Outra ação proposta pela presidente da Fec é levar assistência à saúde aos idosos com atendimento em diversos pontos da cidade por psicoterapeutas, nutricionistas e outros profissionais da área de saúde.
– Precisamos envolver a sociedade para que o conteúdo da cartilha seja usado no cotidiano em favor do idoso, afinal, todos os dias um idoso é tolido do direito que é garantido por lei, por desinformação ou crueldade. Precisamos informar a população que existem grupos na sociedade organizada que fazem valer o direito do idoso – afirmou a filantropa.