Criado pelo barista Leo Gonçalves, o Cafe Ao Leu acaba de inaugurar sua primeira loja física. O espresso baroferece variações de cafés especiais produzidos por pequenos produtores brasileiros para consumo no local, além de um reduzido cardápio de comidinhas. Também é possível adquirir grãos de cafés moídos na hora, em diferentes granulometrias para levar para casa, além de realizar cursos sobre o universo do café voltados tanto para profissionais quanto para apreciadores.
No local é possível encontrar grãos selecionados e torrados pessoalmente pelo barista, como dos produtores José Alexandre, do Sítio Forquilha do Rio, na região do Caparaó, Espírito Santo; Fernando Heringer, do Sítio Vista Alegre, na região do Alto Caparaó, Minas Gerais; Renato Rodrigues, de Piatã, na Chapada da Diamantina, Bahia; e de Clayton Barrossa, da Fazenda Ninho da Águia, na região do Alto Caparaó, Minas Gerais. O barista recebe os grãos ainda verdes dos produtores, para então definir a torra ideal de acordo com as características sensoriais de cada um deles.
Na cafeteria é possível degustar cafés espressos no formato tradicional, duplo, ristretto ou americano, todos extraídos através da máquina Black Eagle, da aclamada marca italiana Victoria Arduino. Também é possível optar pelas variações com leite, como cappuccino (feito somente com café e leite cremoso), macchiato, latte e flat white, além de cafés coados feitos através de três métodos: Bunn, Aeropress e V60.
O Cafe Ao Leu oferece ainda cafés gelados em receitas como a do Vanilla Iced Latte (feito com espresso, cubos de gelo e leite infusionado em açúcar de baunilha) e do Espresso Tônica, preparado com água tônica orgânica de tangerina. Também é possível optar por combinações alcoólicas. O Cachaça Coffee leva espresso, cachaça, mel de flor de café, limão e gelo, enquanto o Espresso Gin Tônica mescla gin, água tônica, espresso e gelo.
Para acompanhar os cafés, a chef Aline Tavares oferece diariamente receitas doces como o cookie de doce de leite com flor de sal, e o brownie de chocolate amargo 70%. Entre as sugestões sazonais da chef, é possível encontrar delícias como o enroladinho de queijo com molho pesto e o muffin de framboesa com chocolate branco. O Cafe Ao Leu oferece ainda comidinhas de pequenos fornecedores artesanais parceiros, como os pães de queijo da Dariquim e os croissants da Nona com geleia de hibisco caseira.
A cafeteria também disponibiliza variedades de cafés para preparo em casa. É possível escolher grãos de diversas regiões brasileiras e moídos na hora de acordo com o método de preparo da preferência de cada cliente – coado, french press ou espresso. O Cafe Ao Leu fornece ainda filtros de café, equipamentos para extração, eco bags temáticas e meias da Meias ao Leu, em padronagens relacionadas ao mundo do café.