Ícone do site Alex Ferraz

Estudo do IFec para a Fecomércio RJ apresenta visão dos consumidores sobre os impostos cobrados no estado


Segundo levantamento, 51,6% dos entrevistados afirmam conhecer parte do destino dos impostos cobrados

Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec) para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) traz o olhar dos consumidores fluminenses sobre os impostos cobrados no estado. O estudo revelou que 69,4% dos entrevistados afirmam ter a percepção sobre o pagamento de impostos em seu cotidiano. Entretanto, 15% disseram não pagar impostos.

O levantamento mostrou que 68% dos consultados consideram a quantidade de impostos cobrados suficiente para oferecer serviços públicos de qualidade e apenas 19% acreditam que não. Já 42,4% dos fluminenses declararam que aceitariam uma redução dos serviços públicos em troca de uma diminuição de impostos.

A pesquisa também comprovou que 51,6% dos fluminenses só conhecem parte do destino dos impostos cobrados enquanto 10,2% afirmaram conhecer o destino de todos os impostos. Mas 38,2% informou não saber para onde se destinam os impostos pagos.

O estudo apontou que, do total de 500 entrevistados, 39,6% disseram não concordar e 34% afirmaram concordar que certos produtos deveriam ser mais tributados que outros.

Finalmente, 68,4% dos entrevistados responderam não perceber retorno dos impostos que são pagos, contra apenas 20,2% que o identificam.

Sair da versão mobile