Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    segunda-feira, 15 de setembro 2025
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    • Beleza
    • Carnaval
    • Cultura
    • Economia
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Social
    • Turismo
    • + MAIS
      • Esportes
      • Famosos
      • INTERNACIONAL
      • Música
      • Negócios
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • TV
      • Mídia Kit
    Alex Ferraz
    Home»Notícias»Pesquisa de intenção de consumo das famílias cariocas alcança melhor índice desde 2015

    Pesquisa de intenção de consumo das famílias cariocas alcança melhor índice desde 2015

    18/03/2019Updated:19/08/2019Nenhum comentário Notícias
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp


    O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias no Rio de Janeiro (ICF/RJ) registrou alta pelo quarto mês consecutivo em fevereiro, alcançando 89,9 pontos – subindo dois pontos percentuais em relação a janeiro –, o que representa o melhor resultado desde março de 2015, quando registrou 99,2 pontos. Na comparação com fevereiro de 2018, houve crescimento de 30,8%. Já em comparação com janeiro deste ano, o aumento foi de 2,3%.

    Dos sete itens pesquisados no levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), apurado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), seis apresentaram variação positiva em relação ao mês anterior, e todos tiveram aumento ante fevereiro de 2018. No comparativo mensal, apenas a perspectiva profissional teve leve retração de 0,9%. A pesquisa utiliza pontuação de 0 a 200 pontos, sendo que os índices abaixo dos 100 pontos indicam percepção de insatisfação e acima de 100 pontos, grau de satisfação.

    Entre os subitens pesquisados, o que avalia a perspectiva de compra do consumidor carioca foi o que apresentou aumento mais expressivo em relação a fevereiro de 2018, crescendo 55,9% neste período e 5,8% na variação mensal, alcançando 87,3 pontos, sendo também a maior alta de janeiro para fevereiro deste ano. Já o item que classifica o momento para aquisição de bens duráveis, mais caros, também teve aumento expressivo, de 45% na variação anual e de 0,7% na mensal, alcançando 63,7 pontos.

    O nível geral de consumo atual ficou em 74,4 pontos, aumentando 31,6% contra fevereiro de 2018 e 2,9% na variação mensal. O índice que mede o acesso ao crédito passou para 90,7 pontos, representando alta de 30,7% entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2019, e alta de 1,9% comparado a janeiro deste ano. Neste item, 25,6% das famílias entrevistadas responderam que estão com acesso mais fácil ao crédito para comprar a prazo.

    Emprego mais seguro

    Outro destaque da pesquisa foi o item emprego atual, cujo índice chegou aos 108,8 pontos, aumentando 13,8% em comparação ao ano passado e registrando o maior valor desde março de 2015, quando alcançou 114,8 pontos.

    Em relação à renda atual, o índice alcançou 101,5 pontos, aumentando 18,5% ante fevereiro de 2018 e 1,6% comparado ao mês anterior. Para 27,7% dos entrevistados, a renda está melhor atualmente, mas para 26,1%, a renda está menor. A maior parte das famílias (45,5%) afirmou que a renda se manteve estável. O quesito perspectiva profissional foi o único item que registrou recuo na comparação mensal, mas se manteve acima dos 100 pontos (102,8 pontos) em fevereiro, crescendo 39,6% em relação ao mesmo mês de 2018 e recuando 0,9% na comparação com janeiro deste ano.

    Notícias
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Veja também...

    CeeLo Green emociona no The Town com lançamento global de “We Want You Girl” e homenagem ao Brasil

    15/09/2025

    Pré-Save disponível: MC Guimê e Gabi Suarez lançam Lovezin na Laje

    15/09/2025

    Inteligência Artificial Generativa transforma a prática jurídica e inspira nova pós-graduação

    15/09/2025

    Comments are closed.

    Últimas Notícias
    • CeeLo Green emociona no The Town com lançamento global de “We Want You Girl” e homenagem ao Brasil
    • Pré-Save disponível: MC Guimê e Gabi Suarez lançam Lovezin na Laje
    • Inteligência Artificial Generativa transforma a prática jurídica e inspira nova pós-graduação
    • “Empacotado”: Meu Funeral aposta em experimentação e ironia em novo álbum
    • Alex Jandovi transforma inquietação em música no single “Só Deus Sabe”, lançamento da Marã Música
    • Névula lança “Recomeço”, primeiro single de nova fase, pela Marã Música
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    © 2025 Alex Ferraz.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.