Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    segunda-feira, 15 de setembro 2025
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    • Beleza
    • Carnaval
    • Cultura
    • Economia
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Social
    • Turismo
    • + MAIS
      • Esportes
      • Famosos
      • INTERNACIONAL
      • Música
      • Negócios
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • TV
      • Mídia Kit
    Alex Ferraz
    Home»Notícias»Cultura»Fundação Pierre Verger leva exposição para Museu da Fotografia Fortaleza

    Fundação Pierre Verger leva exposição para Museu da Fotografia Fortaleza

    26/01/2019Updated:19/08/2019Nenhum comentário Cultura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

    Composta por dezenas de fotos de Pierre Verger, está aberta a exposição “Orixás” no Museu da Fotografia Fortaleza, na capital cearense. A mostra é parte das ações comemorativas dos 30 anos da Fundação Pierre Verger, que funciona na mesma casa em que o fotógrafo Pierre Fatumbi Verger viveu durante anos, na Ladeira da Vila América, em Salvador. Com curadoria de Alex Baradel, responsável pelo acervo fotográfico da Fundação, a mostra traz 65 obras do artista autodidata que dedicou grande parte de seu trabalho ao candomblé,especificamente no candomblé Nagô-Ketu, e aos Orixás, deuses cultuados na religião afro-brasileira, cujas matrizes provêm de diversas regiões do continente africano.

    A mostra, inaugurada no último dia 12 no Museu da Fotografia Fortaleza, indica como Verger revelou esta cultura e religiosidade para o mundo e destaca obras que apresentam cerimônias e características de cada orixá, além dos arquétipos da personalidade de devotos de cada divindade. “Orixás” ainda conta com ação tecnológica voltada para acessibilidade, através da qual deficientes visuais podem ter acesso à descrição de áudio sobre as obras, por meio de leitura de QR Code em dispositivos móveis.

    Verger recebeu o nome de Fatumbi, “nascido de novo graças ao Ifá”, na África, para onde realizou diversas viagens entre os anos de 1948 a 1978, tornando-se um importante mensageiro entre a Bahia e a região do Golfo do Benim. “Até hoje, a obra de Verger constitui-se em uma inigualável fonte de informações sobre os cultos afro-brasileiros e revela elementos sobre as suas raízes africanas. O livro e a exposição “Orixás”, além do conhecimento, traz a poesia e criatividade plástica de Fatumbi, que, nesse contexto religioso, sabia o que fotografar, como fotografar e como apresentar, ou não, as imagens produzidas. As obras vivem em um lugar onde a imagem flutua entre o informativo e o poético, oferecendo, além da descoberta de uma religião e das suas raízes, uma viagem a um mundo onírico”, explica o curador Alex Baradel.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Veja também...

    Pré-Save disponível: MC Guimê e Gabi Suarez lançam Lovezin na Laje

    15/09/2025

    Inteligência Artificial Generativa transforma a prática jurídica e inspira nova pós-graduação

    15/09/2025

    “Empacotado”: Meu Funeral aposta em experimentação e ironia em novo álbum

    15/09/2025

    Comments are closed.

    Últimas Notícias
    • Pré-Save disponível: MC Guimê e Gabi Suarez lançam Lovezin na Laje
    • Inteligência Artificial Generativa transforma a prática jurídica e inspira nova pós-graduação
    • “Empacotado”: Meu Funeral aposta em experimentação e ironia em novo álbum
    • Alex Jandovi transforma inquietação em música no single “Só Deus Sabe”, lançamento da Marã Música
    • Névula lança “Recomeço”, primeiro single de nova fase, pela Marã Música
    • Kambota Samba e Dudu Nobre lançam “Por que não amar” pela Radar Records
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    © 2025 Alex Ferraz.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.