Naquele Dia Vi Você Sumir está em cartaz no palco do Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil/RJ, de quarta a domingo, até o dia 14 de outubro. O novo trabalho assinado pelo AREAS Coletivo é inspirado no primeiro romance do escritor Luiz Ruffato, “Eles eram muitos cavalos”, publicado em 2001 e vencedor de vários prêmios como o Troféu APCA da Associação Paulista de Críticos e o prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional.
Assim como na obra original, a adaptação levada à cena se desenrola durante um dia na vida de alguns personagens inspirados no livro. São pessoas em situações limite de medos e fragilidade, porém, marcadas por um desejo real de vida. A montagem se ampara no processo coletivo e colaborativo do grupo que, seguindo a proposta de integração, convidou os atores Giordano Castro e Pedro Wagner, do Grupo Magiluth, de Pernambuco, para integrarem o elenco ao lado de Camila Márdila e Miwa Yanagizawa.
Ao longo da temporada carioca haverá um intercâmbio com o Grupo Código, de Japeri, com o objetivo de criar intervenções artísticas nas áreas comuns e públicas do CCBB.
“Essa é uma peça coletiva, onde o corpo e a palavra ditam os acontecimentos da cena. Não há elementos excessivos, tampouco recursos materiais, os signos e a própria dramaturgia estão ancorados nas presenças, nos corpos e vozes do elenco”, diz Camila Márdila, integrante do Areas.
Sobre o AREAS Coletivo
O AREAS Coletivo é formado por Camila Márdila, Liliane Rovaris, Maria Silvia Siqueira Campos e Miwa Yanagizawa. Criado em 2012, o grupo realiza espetáculos teatrais de criações colaborativas e fomenta um estudo continuado da cena em oficinas, residências e intercâmbios com principal interesse nos indivíduos – seus afetos, suas histórias, memórias e modificações – e suas inter-relações na sociedade. Mantém como atividade periódica de formação a oficina “Estudo para o ator: a Escuta”. Com inúmeras edições em diferentes estados do Brasil.
Em Junho de 2018, iniciou os projetos “Cenas Abertas”, um estudo de processos criativos compartilhado com o espectador, e “A Escuta Aberta”, um programa de encontros em que convidados de distintos campos de atuação dividem suas pesquisas e experiências, colaborando para a expansão da escuta no estudo do ator. Seu primeiro ciclo foi integrado por: Leno Veras, curador e comunicólogo, e Karen Akerman, cineasta e montadora.
Mais informações: https://www.areascoletivodearte.com/
SERVIÇO:
NAQUELE DIA VI VOCÊ SUMIR
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Tel.: 3808 2020.
Temporada: 15 de agosto a 14 de outubro de 2018.
Horário: Quarta a domingo às 19h30
Ingressos: R$ 30,00 / R$ 15,00
Duração: 80 minutos
Classificação: 16 anos.
Gênero: drama
Capacidade: 70 lugares
A bilheteria funciona de quarta a segunda, das 9h às 21h.