A Lapa, bairro mais boêmio da cidade do Rio de Janeiro, ganha no próximo dia 19 de janeiro um espaço com a proposta de difundir a cachaça,bebida produzida apenas no Brasil que existe há 500 anos e é chancelada como patrimônio histórico e cultural do País. O Cachaça Social Cub foi pensado para que o visitante tenha uma experiência diferenciada ao unir a degustação do terceiro destilado mais vendido no mundo com aprendizado: diariamente são oferecidos tours educativos sobre a origem da cachaça, suas peculiaridades, além do passo a passo do seu processo de produção e da caipirinha, drinque conhecido internacionalmente elaborado com a iguaria.

Valorizar e propagar um produto 100% brasileiro responsável por movimentar cerca de 40 mil produtores foram as motivações do Carlos Lyra para a criação do espaço temático.A paixão do pernambucano – que com 18 anos desembarcou na Cidade Maravilhosa e daqui não mais saiu -pela brasilidade e particularidade da bebida o fez empreender e apostar em um local rústico, um “alambique urbano”,com potencial para ser reconhecido como a residência oficial da cultura da cachaça no Rio.

“Uma atividade totalmente rural agora em um local no centro da cidade, no coração da boemia. A ideia não é só beber, é também participar, entender as etapas que dão origem à cachaça. Os cariocas e turistas terão a oportunidade de conhecer todo o processo de fabricação até a elaboração de uma caipirinha sem visitar alambiques no interior do Estado para ter essa experiência, além disso os viajantes poderão levar todo o conhecimento adquirido no Cachaça Social Club para o seu destino de origem, multiplicando assim as curiosidades da bebida”, resume.

Um passaporte ao valor de R$ 100 por pessoa (ingressos disponíveis no ingressocerto.com) garante uma caipirinha tradicional de limão ao entrar no Club para ser degustada durante o evento turístico-cultural “Da cana-de-açúcar à caipirinha – a experiência”realizado com,no máximo, 15 participantes. Durante 50 minutos acompanhados por um guia bilíngue (inglês e espanhol), os visitantes percorrem desde a moagem da matéria-prima da cachaça, a cana de açúcar, até o engarrafamento da bebida, entendendo as etapas de produção nas formas artesanal e industrial (e suas diferenças). Ao final, com o auxílio de um barman, ele poderá elaborar a sua própria caipirinha e será presenteado com uma garrafa de cachaça para usufruir posteriormente entre amigos, propagando assim a bebida.

A caipirinha é ainda o destaque da carta de drinques da casa. São 100 opções e combinações que surpreendem como a de jabuticaba e lichia nomeada de Arcos da Lapa ou a de kiwi com limão do Taitique é a Floresta da Tijuca. Todas levam nomes de pontos turísticos do Estado, dando um charme a mais à experiência. Se bater aquela fome, opções de petiscos de dar água na boca não vão faltar, como o trio de mini hambúrguer artesanal, e a porção de bolinho de feijoada em três tons de recheios: carne seca, couve e carne seca.

Sobre o Cachaça Social Club:

O Club surgiu da constatação de um grande apreciador da cachaça que havia uma parcela considerável da população brasileira e estrangeira que só conhecia a bebidapelo nome ou poucas degustações, sem um conhecimento mais aprofundado de como a iguaria pode ser rica em sabores e, sim, ter tantas variações sensoriais e níveis de qualidade como o vinho e o whisky. O foco do projeto é no desenvolvimento social e na expansão da cultura brasileira.

Serviço:
Cachaça Social Club
Rua do Resende, número 53, Lapa, Rio de Janeiro.
Inauguração: 19 de janeiro, às 19h.
Funcionamento: de terça-feira a sábado, a partir das 14h.
Tour turístico-cultural “Da cana-de-açúcar à caipirinha – a experiência”:
realizado de hora em hora com grupos de 15 pessoas e duração de 50 minutos.
Passaporte para o tour: R$ 110 por pessoa. Compra e agendamento no www.ingressocerto.com.br
Capacidade da casa: 50 lugares.
Aceita todos os cartõs de débito e crédito. Não aceita cheque.

www.cachacasocialclub.com.br
www.facebook.com/CachacaSocialClub
www.instagram.com/cachacasocialclub